Economia Titulo Empreendedorismo
Mais de 10 milhões de negócios precisam de microcrédito

Avaliação mostra que a maioria dos empreendimentos encontra-se em situação informal e sem acesso a bancos

Da Agência Brasil
12/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A demanda por microcrédito no Brasil envolve entre 10 milhões e 12 milhões de empreendimentos. Destes, a absoluta maioria encontra-se em situação informal e sem acesso a bancos. A avaliação, feita tendo por base dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), é do secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer.

"Esta é uma situação lamentável, que decorre do desconhecimento que boa parte da população e das instituições financeiras tem sobre o quanto um empréstimo de R$ 100 pode significar em termos de mudança da situação econômica de milhões de empreendimentos familiares", diz.

Singer afirma que nenhum banco empresta dinheiro para quem não ofereça garantias. "E essas pessoas (que necessitam de crédito) não costumam ter terras nem rebanhos". De acordo com ele, a maior fonte de microcrédito da América Latina é o Banco do Nordeste, que atende cerca de 500 mil empreendimentos. "Isso é ínfimo, se comparado à enorme demanda que temos no País. Nenhuma outra entidade sequer chega perto disso", disse.

Para ele, esse tipo de empréstimo de fato chega aos pobres "e faz uma diferença enorme para eles. Tanto é que, aos poucos, estão inventando uma indústria do microcrédito. Houve o caso de instituição mexicana de microcrédito que virou banco, depois de ser comprada por uma grande instituição financeira. Isso mostra que em certas circunstâncias o microcrédito pode ser lucrativo", acrescenta Singer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;