Política Titulo Saída de adesões
Grande ABC depositou 257 mil votos a ‘líderes forasteiros’

Ambos do PSL, Janaina Paschoal registrou 145,8 mil votos nas sete cidades a estadual; Eduardo Bolsonaro teve 111,5 mil na disputa a federal

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
14/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/Câmara dos Deputados


O eleitorado do Grande ABC depositou 257,3 mil votos de confiança a ‘líderes forasteiros’ na eleição a deputado. Advogada que entrou com pedido de impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT), Janaina Paschoal (PSL) recebeu 145,8 mil sufrágios a estadual nas sete cidades – em seu debute na busca por cargo eletivo, no qual garantiu 2 milhões de votos nas urnas –, enquanto que Eduardo Bolsonaro (PSL), reeleito à Câmara Federal e filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), obteve 111,5 mil adesões locais. Eles ficaram no topo da lista entre os mais votados da região.

A votação mais expressiva de Janaina aconteceu em Santo André, onde ela registrou 51,4 mil votos. Em São Bernardo, angariou 44,1 mil e São Caetano deu 19,1 mil. Outro eleito à Assembleia Legislativa, Arthur Mamãe Falei (DEM) ficou na segunda colocação do rol de nomes de fora do domicílio do Grande ABC, e atingiu 38.060 sufrágios na esfera regional, sendo a maior parte em Santo André (11.845) e São Bernardo (11.461). Juntos, computaram 183,8 mil nas sete cidades, número que poderia, a depender da coligação, eleger até três novos deputados. 

Cabe frisar que o Grande ABC contabilizou bancada regional de oito deputados – dois federais e seis estaduais –, um dos menores índices da história, reduzindo, portanto, em relação à última empreitada, de 2014, quando elegeu nove candidatos no pleito. 

Eduardo Bolsonaro teve também o maior potencial em território andreense, com 34,6 mil votos, seguido de São Bernardo (32.099). A correligionária Joice Hasselmann recebeu 76,6 mil sufrágios, sendo a maior parte em Santo André (26,1 mil) e São Bernardo (24,4 mil). Ao inserir na tabela Celso Russomanno (PRB), Kim Kataguiri (DEM) e Tiririca (PR), os votos dos cinco, juntos, chegam ao patamar de 275,7 mil. O número daria para brigar por, pelo menos, outras três vagas em Brasília.

O Diário mostrou, recentemente, que sensações eleitorais em 2014, ao atingirem desempenhos que passaram da casa do milhão de votos, Russomanno e Tiririca pouco auxiliaram, por meio de emendas, o Grande ABC. Juntos, obtiveram 160.459 votos quatro anos atrás. De acordo com o Portal da Transparência da Câmara, apenas uma emenda da dupla teve destino específico a uma das cidades da região: em 2015, Tiririca endereçou R$ 300 mil à Santa Casa de Diadema. Em quatro anos, foi só isso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;