Política Titulo PT
Oposição de Sto.André
denuncia obras paradas

Levantamento não mostra valor de repasses da União;
a bancada afirma que intuito era apresentar um dossiê

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
04/11/2011 | 07:16
Compartilhar notícia


O posição na Câmara de Santo André, a bancada do PT apresentou ontem, durante a sessão, gravação de cerca de 25 minutos a qual mostra 10 obras paradas na cidade. O levantamento, porém, é superficial. Não expôs valores de repasses externos (governos estadual e federal), por exemplo. A única consequência foi a formulação de requerimento ao prefeito Aidan Ravin (PTB) solicitando informações referentes à conclusão dos serviços que, segundo os petistas, hoje estão abandonados, mas são alardeados como se estivessem em execução.

A bancada sustentou que o intuito era apresentar dossiê com todas as obras. Mas preferiu reunir as imagens aos poucos e depois oficializar relatório para protocolar no Ministério Público, salientando que há, pelo menos, outras oito intervenções estagnadas. Entre as obras que aparecem no vídeo estão o Centro Educacional do Jardim Cipreste, estações de bombeamento no Recreio da Borda do Campo, urbanização da Avenida Rangel Pestana, construção da marginal do Córrego Taióca, conjuntos habitacionais do Catiguá, com 96 unidades, e na Rua Guaratinguetá, com 1.300 unidades.

O líder do PT, Antonio Leite, listou oito das dez invenções com verba do governo federal que, a princípio, não têm razão para estarem paralisadas, sendo que algumas estão em andamento desde a gestão João Avamileno (PT - 2002 a 2008). "A maioria está relacionada a obras com dinheiro do PAC. Parece cemitério de obras. Vamos cobrar ações do Executivo, pois, se o prefeito está sabendo dessa situação, está escondendo", disse o petista. "Não é denúncia vazia, são fatos concretos, graves, comprovadas por filmagem. Queremos receber as informações (do governo)."

Segundo a administração, a revitalização do Córrego Taióca se encontra dentro do cronograma previsto, uma vez que iniciou em julho de 2008 e está 75% concluída. O projeto está orçado em R$ 18 milhões, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e contrapartida do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André.

A obra no córrego consiste na canalização, construção de parque linear com avenida marginal, ciclovia e paisagismo, beneficiando os moradores de Santo André residentes em bairros como o Jardim Cristiane, Jardim Milena, Parque Alvorada e Jardim Las Vegas. A intervenção abrange a extensão das avenidas Brasília até a Pereira Barreto, contribuindo para minimizar o risco de enchentes na região.

Apesar de a denúncia sobre Cesa paralisada se referir ao Jardim Cipreste, o governo informou que há indefinição quanto à unidade no Jardim Irene. De acordo com o Paço, a continuidade das obras depende de licenciamento ambiental devido estar em área de proteção permanente. O processo pedindo a liberação está em andamento, não tendo previsão de prazo para decisão.

O líder do governo, Donizeti Pereira (PV), enfatizou que primeiramente é preciso analisar se a verba da União está chegando ao governo municipal para ver se são procedentes as denúncias. "É preciso saber se o problema é financeiro ou por falta de repasse do governo federal."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;