Diarinho Titulo Você sabia...
Tira-dúvidas de 20 de fevereiro a 3 de abril
Do Diário do Grande ABC
01/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A ABETARDA é a ave mais pesada que consegue voar, mas seu voo é baixinho. É assustada e habita áreas abertas, onde anda lentamente. O tamanho varia de meio a 1 m de comprimento; o macho pode pesar até 16 kg. As fêmeas são menores, tendo entre 4 kg e 5 kg. As cores das penas variam de acordo com a espécie, entre marrom, preta, cinza e branca. A cauda é curta, as patas são longas, e as asas, compridas e largas. Alimenta-se de insetos, anfíbios e pequenos mamíferos. Vive na Península Ibérica, na Europa.

 

1 KG DE CHUMBO não é mais pesado do que 1 kg de algodão. A diferença está na quantidade de material necessário para conseguir o mesmo peso. Para obter 1 kg de chumbo, basta separar apenas um pedacinho, enquanto que de algodão é necessário um pacote grandão. Isso acontece porque os átomos (menor pedaço que compõe todas as coisas) que formam o chumbo estão bem juntinhos, quase grudados. Já os que compõem o algodão ficam mais separados. Dessa forma, se a gente pegar o mesmo volume (tamanho) dos dois produtos, o metal pesará muito mais.

 

AO CORTAR a cebola sentimos os olhos arderem e começamos a chorar porque o vegetal libera várias substâncias, como o enxofre, que em contato com o ar torna-se ácido, causando irritação. Para se proteger, o organismo produz lágrimas para limpar o que está incomodando. O enxofre também deixa cheiro forte nas mãos e sabor ardido na comida; por isso, muitos não gostam de cebola. Outros alimentos causam reação parecida, como limão e laranja, que são frutas ácidas.

 

A LÍNGUA do cão serve para sentir o sabor dos alimentos, ajudar na mastigação, conhecer o ambiente e se expressar. Quando lambe o dono, demonstra afeto, carinho e respeito. E tem mais. Uma das utilidades importantes é regular a temperatura do corpo. O cachorro não transpira como os humanos (pela pele); por isso, fica com a língua de fora, para respirar e soltar o ar quente. Quando faz isso não significa apenas que está cansado, mas que precisa resfriar o corpo.

 

A CAVERNA é dividida em três áreas, com intensidades de luz diferentes. Em cada uma vive um tipo de animal, que pode utilizar esse espaço como moradia temporária ou permanente. Próximo à entrada, vivem os bichos que usam a caverna como abrigo para se reproduzir ou se alimentar, como a coruja e o urso. Há os que conseguem viver tanto na caverna como fora dela; entre eles estão os crustáceos, aranhas e insetos. Os que vivem apenas na parte escura são bem diferentes. Alguns não têm olhos, movem-se pelo tato, têm excelente audição e a maioria não tem cor. São peixes, algumas espécies de aranha e de insetos, como o besouro. Já o morcego consegue ficar em qualquer parte da gruta, pois tem capacidade de voar no escuro, mas precisa sair para caçar.

 

A PÉROLA pode se formar dentro de qualquer concha bivalve (dividida em duas partes), revestida internamente por nácar (camada dura e brilhante), conhecida como madrepérola. Quando um corpo estranho, como grão de areia, consegue entrar na concha, o bichinho reage, recobrindo o intruso com nácar para se proteger. Com o tempo, a madrepérola passa a cobrir o objeto estranho como se formasse várias camadas sobre ele. A cobertura vai aumentando o volume e transforma o invasor em pedra preciosa. Esse processo é uma reação natural de defesa dos moluscos que vivem em conchas bivalves e demora cerca de três anos.

 

O ESPINAFRE, vegetal preferido de Popeye, possui nitrato, substância que aumenta a capacidade do organismo realizar as atividades diárias, fazendo com que os músculos trabalhem melhor. Outros compostos presentes nessa verdura - como fibras, vitamina C e ferro - também ajudam a proteger o corpo de doenças. Além do espinafre, a beterraba, cenoura e verduras de folhas verdes-escuras são ricas em nitrato e vitaminas. Apesar dos benefícios, o vegetal tem ácido oxálico, que pode fazer mal. Em excesso, diminui a absorção de cálcio e favorece a formação de pedrinhas nos rins. Para eliminar esse risco, basta consumi-lo cozido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;