Internacional Titulo
Putin declara apoio à oposição afegã e prepara etapa pós-talibã
Das Agências
22/10/2001 | 08:50
Compartilhar notícia


O presidente russo, Vladimir Putin, de volta de Xangai, visitou rapidamente, nesta segunda-feira, a capital do Tadjiquistão para manifestar seu apoio ao deposto presidente afegão Burhanuddin Rabbani e à Aliança do Norte. Ele afirmou que a Rússia está disposta a desempenhar um papel essencial na etapa pós-talibã.

O presidente russo, Rabbani e o chefe do Estado tadjique Emomali Rajmonov firmaram nesta segunda uma declaração conjunta, onde destacam a "necessidade de um acordo político no Afeganistão" e de reforçar "o papel da ONU e de todos os governos estrangeiros" para conseguir esse objetivo.

"O objetivo de Moscou nessa região é permitir um retorno à vida civil (no Afeganistão) e ajudar na instalação de um Estado amigo para seus vizinhos e para a Rússia", disse Putin numa entrevista à imprensa, na qual participou também o general Mohammad Quassim Fahim, chefe militar da Aliança do Norte.

Rabbani foi destituído pelos talibãs em 1996, mas continua sendo reconhecido como o presidente do Afeganistão pelas Nações Unidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;