Economia Titulo
Inflação na região registra alta de 0,77%
Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
20/05/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


A taxa de inflação no Grande ABC, segundo a apuração do IPC-Imes referente a segunda quadrissemana de maio medido pelo Inpes (Instituto de Pesquisa da Universidade Imes), subiu 0,77% em comparação a semana passada.

O aumento foi puxado principalmente pelo crescimento nos preços dos produtos alimentícios (1,11%) como também pelo avanço no segmento de saúde (1,17%) e despesas pessoais (0,57%), além da alta, já apurada nas semanas anteriores, do setor de vestuário (2,51%).

Ao que tudo indica, a variação percentual dos bens e serviços consumidos pelas famílias com renda mensal entre dois e 14 salários mínimos da região continuará sofrendo aumento nas próximas pesquisas.

Segundo o assistente de coordenação do IPC-Imes, Lúcio Flávio Dantas, é provável que o reajuste dos demais levantamentos deste mês seja impulsionado pela forte pressão exercida nos preços dos alimentos.
"A economia e a demanda global aquecidas têm atacado o bolso dos consumidores", comenta Dantas.

O incremento nos preços do grupo vestuário, por sua vez, está mais concentrado nos artigos da moda feminina (3,78%) e nos artigos da moda masculina, cuja alta registrada foi de 2,74%, além dos calçados que registraram elevação de 2,36%.

Por outros lado, as famílias puderam desembolsar menos com transportes e educação. Nesta semana, tanto o álcool como a gasolina registraram deflação de, respectivamente, 0,24% e 0,18% e, neste período, os valores dos materiais escolares estão normalizados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;