Política Titulo
CDHU atende pedido da DER e vai demolir prédios
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
03/07/2007 | 07:08
Compartilhar notícia


Seis prédios da favela do DER (Departamento de Estradas e Rodagens), em São Bernardo, serão demolidos nos próximos dias. A decisão foi anunciada ontem pelo secretário de Habitação do Estado, Lair Soares, e corresponde à reivindicação feita há anos pelos moradores. O pedido foi intermediado pelo assessor da presidência da CDHU (Companhia de Desenvolvimento de Habitação e Urbanização), Otávio Manente, ex-secretário de Obras de São Bernardo.

Manente diz ter defendido a iniciativa durante a época em que foi secretário em São Bernardo, de 2001 a 2005. “Desde de 2002 estamos forçando um posicionamento, mas só agora conseguimos uma resposta que atende aos anseios das 192 famílias do local.”

Segundo ele, o CDHU estava disposto a reformar os prédios para melhorar as instalações. “Mas toda reforma em uma coisa ruim nunca fica bem feita.” O assessor da presidência acredita que uma nova construção renderia, além de segurança aos moradores, o aumento da área construída. “Nos novos moldes da CDHU o apartamento chega a 56 m² e os atuais têm apenas 36 m².”

A notícia foi bem recebida pelo presidente da associação comunitária do DER, Sérgio Luis do Nascimento. “As famílias tinham até o dia 10 para desocupar as unidades por causa da reforma. Agora a saída será por um motivo bem melhor.”

Nascimento diz que as principais queixas dos moradores eram as rachaduras e infiltrações nos prédios. “Por isso só a reforma não resolveria, precisávamos de construções novas.”

PROCEDIMENTO
Manente antecipa que dentro de 15 dias os prédios estarão desocupados. A construção deverá ser concluída em dois anos e, durante esse período, as famílias receberão ajuda de custo mensal de R$ 400 para arcar com o aluguel.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;