Nacional Titulo
Frio intenso, ventos fortes e mar agitado devem atingir o sul do país
Das Agências
02/05/2006 | 18:14
Compartilhar notícia


Alertas da Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), do Ministério da Integração Nacional, seguiram nesta terça-feira para as defesas civis de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, com o objetivo de prevenir sobre a ocorrência, entre terça e quarta-feira, de ventos fortes, mar agitado e queda de temperatura nestes Estados.

A previsão indica que a velocidade dos ventos poderá atingir até 70 km/h no sul e no leste catarinense e até 80 km/h em todo o Rio Grande do Sul, especialmente no sul e leste gaúcho. Os moradores dessas áreas também deverão conviver com ventos constantes de até 40 km/h. A Sedec recomenda que a população evite a permanência em áreas que não ofereçam proteção contra ventos fortes.

O vento forte é conseqüência da presença de um ciclone extratropical no oceano. Esse fenômeno, típico da Região Sul, é diferente do Catarina, classificado por pesquisadores como o primeiro furacão da América do Sul. Em março de 2004, o Catarina atingiu moradores de municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A previsão meteorológica indica ainda que amanhã o mar estará agitado com ondas em alto mar de até quatro metros em todo o litoral catarinense e gaúcho e até 3,5 metros nos pontos mais distantes da costa paranaense com propagação de sul. Por causa das condições de navegação, a Sedec desaconselha o tráfego de pequenas e médias embarcações.

Nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a temperatura mínima poderá variar entre -1ºC e 3ºC, enquanto nas outras localidades desses Estados deverá atingir entre 5°C e 10°C. No Paraná, os termômetros poderão marcar temperatura mínima de 0°C a 4°C nas áreas de maior altitude e entre 5°C e 10°C nas demais regiões. O alerta da Sedec ressalta que a sensação térmica poderá ser de temperaturas mais baixas por causa dos ventos do quadrante sul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;