D+ Titulo
Bem Tecido
Luciana Bugni
Do Diário do Grande ABC
09/03/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Falar da história da moda é falar um pouco da história da humanidade. É isso que faz a jornalista e estilista Dinah Bueno Pezzolo, no recém-lançado Tecidos – História, Tramas, Tipos e Usos (Editora Senac, 324 páginas, R$ 85). A autora é natural de São Paulo, mas mora em Santo André desde que se casou, em 1964, e já se considera uma cidadã andreense. Em sua obra constam pesquisas, estudos e ricas imagens de desfiles internacionais tiradas desde 1995.

O livro relata que o surgimento dos primeiros tecidos foi na Antigüidade. Dos vegetais, eram extraídos o algodão e o linho e, dos animais, a lã e a seda. Estima-se que o linho tenha 8.000 anos e o algodão vista as pessoas desde a Pré-história. “Antes da era industrial, eram raras as inovações. Os tecelões, em uma busca de variedade, procuraram utilizar fibras têxteis de natureza e grossura diferentes, modificando sua trama nos teares e empenhando-se para encontrar tinturas mais intensas e resistentes”, afirma.

Além da pesquisa histórica e do processo de evolução dos tipos diferentes de tecido, Dinah explica a tecelagem. “As fibras, antes de se tornarem fios, são preparadas para ficarem homogêneas e paralelas.

Graças a esse processo os fios obtêm a coesão necessária para entrar no tear”, conta. Depois desse ritual, o material é preparado para estampagem e tingimento.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;