Política Titulo Brasília
Governistas articulam CPI do transporte para abafar crise
29/06/2009 | 07:07
Compartilhar notícia


Quarenta e cinco dias após ter sido protocolada na Mesa Diretora do Senado, a CPI para investigar supostas irregularidades na Petrobras e na ANP (Agência Nacional de Petróleo) não saiu do papel e pode não ser instalada esta semana. A pouco mais de um ano para as eleições gerais, a ordem do Palácio do Planalto é impedir o funcionamento da comissão de inquérito.

No lugar da CPI da Petrobras, o PMDB do Senado articula a instalação ainda esta semana da CPI do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes). A expectativa dos governistas é conseguir desviar as atenções da crise do Senado e da pressão para que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), seja afastado do cargo.

O governo pretende impedir o funcionamento da CPI da Petrobras, arrastando a polêmica em torno de sua instalação até o recesso parlamentar, cujo início está marcado para o dia 20 de julho.

Os senadores peemedebistas deram o aval para o funcionamento da CPI do Dnit com o objetivo claro de desviar o foco da crise do Senado. A avaliação de senadores da legenda é que a investigação sobre eventuais desmandos no setor de transportes não atingirá o partido, que há oito anos não comanda a área.

"Não tenho nada a ver com a CPI do Dnit. Nossa preocupação é instalar com rapidez a CPI da Petrobras", afirmou ontem o líder do DEM, senador José Agripino Maia (RN). Ele anunciou que os democratas vão entrar em obstrução, impedindo votações no plenário do Senado, caso o governo impeça a instalação do inquérito da Petrobras nesta semana.

O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio Neto (AM), confirmou sua disposição de entregar a relatoria da CPI das ONGs (Organizações Não-Governamentais) para os governistas. Esta foi a condição imposta pelo governo para a instalação, no fim de junho, da CPI da Petrobras.

Apesar de os tucanos abrirem mão da relatoria da CPI das ONGs, a avaliação geral é de que a CPI da Petrobras não será instalada. "Não sei se teremos ambiente para instalar a CPI da Petrobras esta semana", observou o senador Renato Casagrande (PSB-ES).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;