Nacional Titulo
Ilê-Aiyê homenageia quilombos
Do Diário do Grande ABC
29/02/2000 | 16:01
Compartilhar notícia


No carnaval dos 500 anos do descobrimento, o bloco afro Ilê-Aiyê vai homenagear os negros que lutaram contra a escravatura no Brasil com o tema "Terra de Quilombo". A idéia é levar para a avenida uma reflexao sobre o significado dos 500 anos de Brasil para os negros. Isso evidentemente, com muito batuque, danças e coreografias que só o Ilê sabe fazer. As fantasias terao estampas com os nomes dos principais quilombos que foram formados no Brasil, o de Palmares (Alagoas), Buraco do Tatu (Salvador) e Ambrósio (Minas Gerais), entre outros.

Criado no Bairro da Liberdade, em 1974, o mais povoado de Salvador, o Ilê é um dos poucos blocos afros que ainda mantém sua filosofia de mostrar a cultura negra no carnaval, sem concessoes: a entidade nao usa trio elétrico para animar seus cerca de 2.500 integrantes e nao admite pessoas da raça branca no bloco, uma atitude polêmica e muito discutida em Salvador. A tese dos diretores do Ilê é de que nao se trata de racismo, mas de preservar as raízes da entidade. De uma certa forma, ao só permitir associados negros, o Ilê faz um contraponto a alguns dos grandes blocos de trios de Salvador que recusam negros, conforme as várias denúncias feitas nos últimos carnavais.

Com sua banda de percussao, o Ilê desfilará pelo centro de Salvador, no sábado, segunda e terça-feira. Além das apresentaçoes, um dos grande momentos do bloco é a saudaçao aos orixás, cerimônia que antecede a saída do Ilê, na Rua do Curuzu, sábado à noite. O ritual é conduzido pela mae-de-santo Hilda Santos, diretora do Ilê.

Ingressos - Os ingressos para as arquibancadas da Praça do Campo Grande, onde começam os desfiles no centro de Salvador, esgotaram-se uma hora depois do início das vendas, segunda-feira à tarde. A prefeitura colocou à venda 1.500 ingressos para cada um dos seis dias do calendário oficial dos desfiles dos blocos, a partir da quinta-feira. Quem quiser assistir à passagem dos blocos vai ter que acompanhar em pé da avenida, sem o conforto e a segurança das arquibancadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;