Nacional Titulo
Embratur lança serviço 0800 para atender emergências
Do Diário do Grande ABC
29/02/2000 | 15:55
Compartilhar notícia


O turista que for passar o Carnaval deste ano nos principais centros turísticos do país contará com um serviço inédito de apoio em casos de emergência.

A Embratur está disponibilizando a partir de terça-feira uma central de atendimento em três idiomas (português, inglês e espanhol) voltada para os turistas que estejam em viagem ao Rio de Janeiro Salvador, Florianópolis, Recife e Olinda, durante o período carnavalesco.

A ligaçao é gratuita e deve ser feita pelo telefone 0800-787711.

A central está funcionando em esquema de plantao e os atendentes, que se revezarao em turnos, podem, ajudar o turista que estiver nestas cidades dando orientaçoes e fornecendo os números de contato das emergências dos hospitais, do corpo de bombeiros e do serviço de salva-vidas, dos postos de atendimento ao turista, de consulados e embaixadas, dos juizados de menores, das empresas de rádio táxi, da polícia federal e das companhias aéreas.

Ao ligar para a central, o turista ouve a gravaçao: "Você ligou para Fone Fácil. Disque dois para obter informaçoes em português". O turista estrangeiro deve esperar o fim da gravaçao em português para receber orientaçoes em inglês e espanhol.

"O foco deste trabalho pioneiro nao é a informaçao turística. O objetivo é que o turista, brasileiro ou estrangeiro tenha um serviço ágil que lhe auxilie caso aconteça algum imprevisto", explicou o gerente de Programas Nacionais da Embratur, Luís Otávio Caldeira Paiva.

A açao está sendo feita em parceria com a Riotur, a Bahiatursa, a Santur e a Empetur, secretarias promotoras do turismo nas cidades atendidas pelo serviço, que sao responsáveis pela atualizaçao das informaçoes que serao repassadas aos turistas.

As secretarias também vao divulgar o serviço, abastecendo os locais estratégicos de trânsito de turistas com material impresso.

Para fazer a divulgaçao da central, a Embratur preparou um milhao de folhetos explicativos e dois milhoes de cartoes, semelhantes aos cartoes telefônicos, que estao sendo distribuídos em pontos estratégicos de desembarque de turistas, como portos, aeroportos e rodoviárias interestaduais.

As companhias de rádio táxi também estao distribuindo o material aos turistas. Além disso, com o apoio da Associaçao Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), todos os hotéis da orla destas cidades estao divulgando a central.

"Esperamos que o turista nao precise recorrer a este serviço, mas é importante que ele saiba que existe este apoio em casos de emergência", disse Luís Otávio Caldeira Paiva.

A central estará atendendo até o dia 13 de março. No primeiro dia de funcionamento, em caráter experimental, foram registrados 117 atendimentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;