Internacional Titulo
Avião com 115 pessoas a bordo cai na África
Do Diário OnLine
Com AFP
05/05/2007 | 13:18
Compartilhar notícia


Um avião com 115 pessoas a bordo caiu na madrugada deste sábado no sul do Camarões. O Boeing 737-800 da companhia aérea Kenya Airways partiu de Abidjan (Costa do Marfim) e seguia em direção a Nairóbi (Quênia), mas sofreu o acidente após fazer uma escala em Duala (Camarões).

Um representante do governo queniano declarou que a aeronave já foi localizada, mas se negou a fornecer mais detalhes. “Estamos tentando chegar à região do incidente, mas o tempo está muito ruim. O exército está nos ajudando", assinalou.

A Kenya Airways informou em uma entrevista coletiva à imprensa que no avião viajavam 105 passageiros e nove tripulantes. Entre eles, estavam 79 africanos, 15 indianos, cinco chineses, cinco britânicos, um sueco, um suíço, dois americanos e outros seis de nacionalidades ainda desconhecidas.

A companhia aérea anunciou que os controladores aéreos perderam contato com o vôo pouco depois de sua decolagem, que aconteceu neste sábado às 00h05 locais (20h05 de Brasília de sexta-feira).

De acordo com pessoas ligadas a ASECNA (Agência de Segurança e Navegação Aérea na África), um sinal de emergência do avião foi captado pouco depois de sua decolagem de Duala, onde havia uma tempestade. O avião deveria ter aterrissado às 06h15 (00h15 de Brasília) deste sábado em Nairóbi.

“A última mensagem da aeronave foi recebida pela torre de controle imediatamente após a decolagem. Depois, a torre perdeu contato com o avião. Até agora, ninguém conseguiu estabelecer contato”, explicou após o desaparecimento da aeronave Titus Naikuni, funcionário da Kenya Airways.

Naikuni afirmou que o avião era novo. “Estava em dia quanto a sua manutenção e também os pilotos quanto ao seu treinamento”, acrescentou.

A Kenya Airways acionou um gabinete de crises em Embakassi, sede da companhia, próximo ao aeroporto internacional de Nairóbi, e um centro de atenção às famílias dos passageiros em um grande hotel da capital queniana.

No aeroporto de Nairóbi, as pessoas que aguardavam a chegada do avião foram levadas para uma sala à qual não é permitido o acesso da imprensa. Uma das pessoas que aguardavam um passageiro conseguiu sair e declarou: “Pediram que nos sentássemos e esperássemos. Há cerca de 10 a 15 pessoas. Muita gente chora e pergunta o que está acontecendo”.

Outros parentes dos passageiros do avião preferiram se transferir para o centro instalado no hotel de Nairóbi. “Não nos dizem nada. Não sei se minha filha tinha que voar de volta hoje ou amanhã”, afirmou em lágrimas uma mãe à espera de notícias sobre o paradeiro de sua filha.

O último acidente com um avião da Kenya Airways ocorreu em janeiro de 2000, quando um Airbus caiu no mar após ter decolado do aeroporto de Abidjan. Nesta tragédia morreram 169 pessoas e 10 sobreviveram.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;