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Caminhões ou automóveis

Nova linha Daily chega com acabamento e desempenho semelhantes ao de carros de passeio

Lukas Kenji
Especial para o Diário
25/04/2012 | 07:00
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Comerciais leves com alma de automóvel. Com essa proposta, a Iveco lançou os 30 veículos da nova linha Daily. Chassis cabines, furgões, cabines duplas e vans fazem parte do time que tem a missão de aumentar o market share da marca. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores mostram que a empresa alcançou 8,19% de participação de mercado no segmento de caminhões de janeiro até a primeira quinzena de abril.

Antes de desenvolver a nova linha, a ideia foi ouvir empresários de grandes e pequenas empresas. "Esses potenciais clientes focaram-se em quatro quesitos básicos: desempenho, economia, conforto e robustez", afirmou o gerente da plataforma de leves, Vitor Americano.

Desta forma, o interior foi todo remodelado. O painel se parece com o de um carro de passeio e carrega o câmbio de seis marchas. Os bancos têm novos tecidos, mais confortáveis. Os porta-objetos estão por todos os lados, para que o condutor tenha documentos ou pranchetas sempre à mão.

O coração dos veículos também mudou. O motor FPT F1C Dual Stage chega para atender à nova norma de blocos a diesel, que regulamenta redução na emissão de gases poluentes. Ele promete ser até 9% mais econômico do que o utlizado na linha antecessora.

Entre os itens de série estão controlador de velocidade, porta-objetos superior e computador de bordo. Em matéria de opcionais, a Iveco foi generosa. Além de ar-condicionado automático, roteador com GPS e tacógrafo, os furgões ainda podem ser equipados com sensor de estacionamento e câmera.

Para testar essas novidades, entramos a bordo da cabine simples do Daily 35S14, modelo de entrada da linha. Com 3,5 toneladas de PBT, o propulsor de 45,8 mgkf a 1.250 rpm mostrou-se forte em subidas, mesmo em terceira marcha.

No quesito conforto, não deixa nada a desejar. A nova estrutura dos bancos e a altura da cabine são satisfatórias para o público-alvo, motoristas que fazem diversas entregas durante o dia, já que o 35S14 foi concebido para ser um veículo urbano de carga, o famoso VUC.

Motor dispensa Arla 32

A Iveco optou por usar a tecnologia EGR, que consiste na redução de gases de exaustão, nos motores da linha Daily, que devem atender à norma do Proconve P-7. A legislação que determina redução de 80% na emissão de gases poluentes vai ser atendida por meio do sistema de recirculação de gases combustores.

O bloco desenvolvido pela FPT já vinha sendo usado na Europa e faz parte de uma estratégia de grupo, de acordo com o diretor de engenharia da empresa, Helton Lage. "Motores com sistema EGR atendem muito bem à demanda de veículos de baixa gama de potência. Se fôssemos falar de blocos com mais de 200 cv, por exemplo, este sistema não poderia ser usado porque resultaria em perda significante de força", explica.

A tecnologia vai de encontro à usada por Ford e Mercedes-Benz, que utilizam o Arla 32 (ureia), substância que faz pós-tratamento da queima de gases.

Lage conclui que a vantagem para o consumidor é o fato de ele não precisar se preocupar em abastecer outro tanque (que seria de Arla) além do de combustível.

Aposta em sete toneladas

Enquanto MAN Volkswagen, Mercedes-Benz e Ford optaram por abandonar o segmento de sete toneladas, a Iveco preferiu continuar com esse peso bruto total no novo modelo Daily Truck 70C17.

A decisão baseou-se em pesquisas da montadora que mostraram que 65% dos clientes utilizam até 80% da capacidade de carga. "Quando o consumidor deixa de usar toda a capacidade total do veículo ocasiona o acúmulo de carga bruta morta, o que aumenta a tara do caminhão. Seria desnecessário pular para o segmento de oito toneladas porque iríamos aumentar peso e tamanho do modelo, o que influiria também no consumo de combustível", explica o gerente da plataforma de leves, Vitor Americano.

O 70C17 tem preço sugerido que parte de R$ 113.227 e chega a R$ 140.376 para o topo de linha. O motor de 3 litros gera potência de 170 cv a 3.500 giros. O torque é de 45,8 mgkf a 1.400 rpm.

O modelo chega para suceder o 70C16, que teve 426 unidades vendidas de janeiro até a primeira quinzena de abril, sendo o vice-líder na categoria de semileves, atrás do Ford F350, com 847 unidades.




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