Internacional Titulo
Potências chegam a acordo para endurecer sanções contra o Irã
Da AFP
15/03/2007 | 12:57
Compartilhar notícia


Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) mais a Alemanha chegaram a um acordo para endurecer as sanções contra o Irã por sua negativa de abandonar seu programa nuclear. "Sim, chegamos a um acerto", informou nesta quinta-feira Vitaly Churkin, embaixador russo na organização.

"Temos um acordo e em menos de dez minutos apresentarei o texto em nome dos seis", afirmou, por sua parte, o representante britânico, Emyr Jones Parry, aludindo à reunião dos quinze membros do Conselho em que será apresentado o projeto de resolução.

Depois do acordo entre Rússia, Grã-Bretanha, França, Estados Unidos, China e Alemanha, os demais membros do Conselho receberão um projeto de resolução que provavelmente vão enviar a suas capitais antes de proceder à votação.

Apesar da resolução 1737 do Conselho de Segurança, adotada em 23 de dezembro passado, o Irã se nega a suspender seu programa de enriquecimento de urânio.

As grandes potências suspeitam que a república islâmica quer utilizar o programa para fins militares, mas as autoridades iranianas afirmam que seu programa de enriquecimento de urânio é exclusivamente pacífico e tem fins civis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;