Cultura & Lazer Titulo Fotografia
Universo sem cor

Salão Nacional de Arte Fotográfica de São
Caetano reúne 71 imagens em preto e branco

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
20/01/2014 | 07:29
Compartilhar notícia
Ricardo Fernandes Francisco/Divulgação


O trabalho com fotografia em preto e branco não é menos vivo ou pulsante do que com imagens coloridas. Talvez até potencialize certos elementos e seja capaz de dar às obras certo tom poético. Ícones como o francês Henri Cartier-Bresson (1908-2004) e o brasileiro Sebastião Salgado fizeram dessa suas marcas registradas e influenciaram diversos apaixonados por cliques.

As possibilidades na ausência de cores são atração do 3º Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Caetano. O evento deste ano fica em cartaz na Sala da Luz do Centro Digital do município até 3 de março. A entrada é gratuita.

Com o tema Cena Urbana – Fotos em Preto e Branco, a exposição organizada pelo Fotoclube ABCclick recebeu mais de 800 registros em sua inscrição. O material passou por votação popular no site do grupo responsável e depois chegou para avaliação do corpo de júri formado pelo professor de fotografia Leo Neves, o fotógrafo publicitário Eugênio Marquesini e o fotojornalista Nario Barbosa, do Diário. “Vimos muito material de qualidade, com algumas fotos apresentando ideias bem bressonianas. Na hora de se fotografar, é preciso perceber o que é legal e o que dará certo em preto e branco”, explica Nario.

O acervo final do salão apresenta 71 trabalhos de um total de 56 participantes de diferentes pontos do País, como São Paulo, Espírito Santo e Paraná, além de amadores do Grande ABC. Integrante do Foto Cine Clube Bandeirante, da Capital, Zenco Heshiki foi o vencedor da mostra pela obra Janelas, na qual brinca com formas geométricas e a arquitetura de um prédio.

“As fotos tinham de ter uma certa linguagem, com linhas, sombras e um enquadramento interessante. Não se trata apenas de apertar um botão, mas de estudar todo um contexto e colocar sua própria sacada”, afirma Nario. O segundo lugar ficou com Pedalando na Neblina, de Ricardo Fernandes Francisco (Foto Clube Aracoara, de Araraquara), e a terceira posição foi para O Cara e o Cão, do não associado Joilton Elias, de São Paulo.

Há flagras de prédios, névoa, animais, idosos, crianças e trabalhadores. A criatividade não existe só em cores.
3º Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Caetano – Exposição. No Centro Digital (Sala da Luz) – Avenida Goiás, 950, São Caetano. Tel.: 4226-2245. Segunda a sexta, das 8h às 18h; sábado, das 9h às 12h. Grátis. Até 3 de março.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;