Nacional Titulo
Justiça autoriza Ibama a salvar avestruzes confinados em PE
Da Agência Brasil
17/03/2006 | 20:10
Compartilhar notícia


A Superintendência do Ibama conseguiu autorização judicial para salvar cerca de 400 avestruzes, que estavam confinados na fazenda Paraíso, no município de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco.

Os animais pertenciam à Avestruz Máster e foram abandonados depois que a empresa decretou falência, em novembro passado, causando prejuízos a mais de 52 mil investidores em todo o país - três mil somente em Pernambuco. As aves estavam passando fome e sede. Uma liminar judicial, proferida em janeiro deste ano, vinha garantindo o fornecimento de ração, suspenso nos últimos dias.

Com a nova decisão em favor do Ibama, tomada nesta sexta-feira pela juíza substituta da 3ª Vara Federal Carolina Souza Malta, as aves serão transferidas durante o fim de semana para duas fazendas da Cooperativa dos Criadores de Avestruzes do Nordeste, localizadas na região do Agreste. A instituição, sem fins lucrativos, passa a ser responsável pelo cuidado com as aves.

De acordo com o superintendente do Ibama em Pernambuco, João Novaes, a doação dos animais à cooperativa foi a única alternativa encontrada para evitar a mortandade em massa. "Com essa iniciativa, garantimos a sobrevivência de 90% do plantel. Sabemos que agora os animais não sofrerão mais maus tratos e terão o destino adequado", afirmou.

De janeiro até agora, 111 dos 530 animais da fazenda Paraíso morreram vítimas de desnutrição e desidratação e 20 estão em estado grave.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;