Internacional Titulo
China disposta a dar prazo ao Irã para satisfazer a AIEA
Da AFP
17/03/2006 | 19:40
Compartilhar notícia


 A China está disposta a aceitar que o Conselho de Segurança da ONU conceda entre quatro e seis semanas ao Irã para se conformar às exigências da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), informou hoje seu embaixador nas Nações Unidas, Wang Guangya.

Em declarações prévias a uma reunião formal do Conselho de Segurança da ONU sobre a crise iraniana, o embaixador chinês disse: "Devemos dar tempo suficiente à diplomacia e à AIEA para que trabalhem, pelo menos, de quatro a seis semanas". O conselho, de 15 membros, reuniu-se para revisar o projeto de declaração, redigido por França e Grã-Bretanha com o apoio dos Estados Unidos, e que pede ao Irã o cumprimento das exigências da AIEA em matéria nuclear.

"Através desta declaração, queremos basicamente enviar a mensagem de que o Conselho de Segurança está reforçando o papel da AIEA, e não tentando substitui-la", disse Wang a jornalistas. O Conselho está considerando vários projetos de texto desde a semana passada. O rascunho dos temas discutidos quinta-feira e obtido pela AFP assinala que o organismo nuclear deve informar "ao Conselho de Segurança, assim como ao Conselho de Governadores da AIEA, em 14 dias, o cumprimento, por parte do Irã, das exigências da AIEA".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;