Política Titulo Ribeirão Pires
Demitida, Leo acusa Saulo de cometer falhas no Paço

Vice-prefeita, exonerada da Secretaria de Educação, diz que prefeito mantém dívida do Festival do Chocolate

Vitória Rocha
Especial para o Diário
19/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A vice-prefeita de Ribeirão Pires, Leonice Moura, a Leo da Apraespi (PMB), justificou ontem sua saída da Secretaria de Educação do governo de Saulo Benevides (PMDB) com acusações ao prefeito. Segundo ela, o rompimento político se deu porque Saulo deixou de pagar conta do Festival do Chocolate e também não realizou licitação para compra de merenda escolar.

“Meu problema maior sempre foi a briga interna que a gente teve porque eu acho que o dinheiro público é do povo e tenho de cuidar bem dele. Não fui demitida por causa da minha pré-candidatura, mas porque encontrei possíveis irregularidades no governo”, anunciou ontem, garantindo que a pré-candidatura a prefeita de Ribeirão pouco pesou na decisão de romper com Saulo.

Questionada sobre quais eram os problemas da gestão, a vice-prefeita afirmou que não houve licitação para as merendas escolares deste ano e que a Prefeitura está em débito de R$ 1,13 milhão com o Rotary Club por conta dos gastos da entidade para realização do Festival do Chocolate, em 2015. Ela evitou dar mais detalhes e prometeu acionar o Ministério Público para investigar o contrato do Paço com o Rotary e a ausência de compra de alimentos à rede escolar.

Segundo o governo, o contrato com o Rotary Club previa que a administração iria arcar com as despesas que não fossem cobertas pela arrecadação do festival. No entanto, é preciso que a organização envie o relatório final dos gastos para que haja reembolso.

A gestão Saulo também admitiu não ter levado adiante licitação para aquisição de merenda. “A atual licitação para contratação de fornecimento de gêneros alimentícios da merenda escolar encontra-se suspensa para revisão e adequação dos quantitativos e descrição de itens de fornecimento. A suspensão se deu após a Prefeitura devolver ao governo do Estado a responsabilidade pelo fornecimento de merenda para as escolas estaduais existentes no município. Até o fim do ano letivo de 2015, todas as escolas estaduais em Ribeirão Pires eram abastecidas pela Prefeitura”, justificou o Paço, em nota. “A revisão deve ser concluída nos próximos dias, quando a licitação retomará o andamento natural. A Prefeitura desconhece informações sobre direcionamento de licitação e utiliza de todos os meios jurídicos disponíveis para evitar fraudes em contratos públicos.”

SUBSTITUIÇÃO
Secretária adjunta de Educação de Ribeirão Pires, Dalva Sensato foi escolhida por Saulo para substituir Leo da Apraespi no comando da Pasta. Professora e diretora da Escola Estadual Dom José Gaspar por dez anos, Dalva tinha sido anunciada como adjunta em julho do ano passado.

A Prefeitura afirmou que a atual secretária pretende manter os projetos iniciados por Leo. “Agradeço a confiança do prefeito Saulo Benevides depositada em mim. Nosso objetivo é manter a qualidade e os índices alcançados na Educação da Estância Turística de Ribeirão Pires”, explicou, por meio de nota.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;