D+ Titulo
Vá de mate
Luciana Bugni
Do Diário do Grande ABC
10/02/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Não importa a região do Brasil ou o clima, o mate é ingrediente básico para bebidas tipicamente tupiniquins. O que muita gente não sabe é que a erva pode ser aproveitada em diversas receitas, de entradas a sobremesas, e ainda contribuir com a saúde.

A nutricionista da RG Nutri, Cibele Crispim, afirma que o mate tem substâncias antioxidantes e não tem calorias – a menos que se acrescente açúcar. “Como não apresenta carboidratos e outros nutrientes, ninguém falava nada sobre os benefícios de se consumir o produto”, diz a profissional, que participou do desenvolvimento de receitas com o material para a empresa Matte Leão.

Porém, recentemente se descobriu que a erva é rica em polifenóis, substância que minimiza o efeito dos radicais livres. “Produzimos a substância nociva quando respiramos e fazemos várias atividades do dia. Eles são responsáveis por aceleração no envelhecimento. Consumir o mate diminui o risco de doenças no coração e do colesterol do sangue”, explica.

O mate pode ser encontrado em sachês; a granel, que é a erva torrada; e no formato solúvel, que é bem concentrado. “Duas colheres do mate solúvel são equivalentes a quase meio litro de chá”, diz Cibele.

Segundo a nutricionista, nas receitas salgadas é melhor colocar menos quantidade do produto, para não acentuar demais o sabor. Já os doces, como bolos, combinam muito com o ingrediente, que é bem versátil. “Diluímos o mate no leite antes de acrescentar na massa do bolo e constatamos que ele não desanda as receitas”, afirma.

Receitas

Panqueca Verde com Mate
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não
Microondas: Não
Ingredientes: Massa – 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral; 1 xícara (chá) de leite desnatado; 1 ovo; 2 colheres (sopa) de mate solúvel; 100 g de espinafre; 1 colher (sopa) de margarina; sal a gosto; 3 colheres (sopa) de óleo. Recheio – 1/2 xícara (chá) de cebola; 1 dente de alho; 2 colheres (sopa) de óleo; 240 g de carne moída; 2 colheres (sopa) de mate solúvel; 2 tomates picados; salsinha e cebolinha a gosto. Molho – 1 colher (sopa) de margarina; 1 colher (sopa) de cebola picada; 2 xícaras (chá) de leite desnatado; 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; noz-moscada a  gosto; sal a gosto; 2 colheres (sopa) de queijo ralado.
Modo de preparo: Massa – Bata no liqüidificador todos os ingredientes da massa, exceto o óleo. Unte uma frigideira com um pouco de óleo e faça as panquecas. Quando estiverem prontas reserve-as. Recheio – Para o recheio, doure em uma panela a cebola e o alho no óleo. Acrescente a carne moída e o mate e refogue. Junte os tomates, a salsinha e a cebolinha e deixe cozinhar. Reserve. Molho – Para o molho, coloque em uma panela a margarina e doure a cebola. À parte, ferva o leite. Acrescente na cebola já dourada a farinha de trigo, a noz-moscada e o sal e mexa bem para não empelotar. Junte o leite aos poucos, mexendo bem. Caso empelote, bata no liqüidificador. Recheie as panquecas, coloque o molho por cima, polvilhe o queijo ralado e leve ao forno preaquecido. Observação: Se desejar que a panqueca fique com um verde forte, acrescente uma porção extra de espinafre.

Beijo na Boca
Rendimento: 1 copo
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não
Microondas: Não
Ingredientes: 25 g de polpa de maracujá; 25 g de polpa de acerola; 210 ml de mate puro.
Modo de preparo: Bata os ingredientes no liqüidificador e sirva com gelo.

Banana Grelhada com Mate
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não
Microondas: Não
Ingredientes: 4 bananas nanicas; 2 colheres (sopa) de açúcar; 2 colheres (chá) de mate solúvel; 2 colheres (chá) de manteiga; canela em pó a gosto.
Modo de preparo: Corte as bananas em fatias finas na horizontal e reserve. Misture o açúcar com o mate solúvel em um recipiente e reserve. Coloque a manteiga em uma frigideira e grelhe as bananas. Quando estiverem prontas, polvilhe a mistura de açúcar e mate em cima das bananas e, para finalizar, polvilhe a canela.

Bolo de Maçã com Canela e Mate
Rendimento: 20 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não
Microondas: Não
Ingredientes: 3 maçãs com casca; 1/2 xícara (chá) de óleo; 3 ovos; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada; 2 xícaras (chá) de açúcar; 4 colheres (sopa) de mate solúvel; 1 colher (sobremesa) de fermento; 1 colher (sopa) de canela em pó; 1 xícara (chá) de uva passa.
Modo de preparo: Descasque as maçãs. Bata no liqüidificador o óleo, os ovos, a farinha, as cascas de maçã, metade da polpa de maçã, o açúcar, o mate, o fermento e a canela. Acrescente à massa o resto da polpa de maçã picada e as passas. Despeje em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno médio preaquecido para assar até que, ao espetar um palito, este saia seco. Depois de assado, salpique açúcar e canela na parte superior do bolo.

Coquetel de Morangos com Mate
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não
Microondas: Não
Ingredientes: 400 ml de suco de laranja natural; 150 g de morangos; 200 ml de mate líquido; 6 cubos de gelo; adoçante ou açúcar a gosto.
Modo de preparo: Bata o suco de laranja, os morangos e o mate no liqüidificador. Coloque o açúcar e o gelo e sirva.

Doce da Vovó com Mate
Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de Dificuldade: Fácil
Freezer: Não
Microondas: Não
Ingredientes: 6 colheres (sopa) de leite desnatado; 200 g de manteiga; 2 xícaras (chá) de açúcar; 4 colheres (sopa) de achocolatado; 2 xícaras (chá) de aveia em flocos finos; 5 colheres (sopa) de mate solúvel; 130 g de bolacha água e sal.
Modo de preparo: Coloque em uma panela o leite, a manteiga, o açúcar, o achocolatado, a aveia e o mate. Leve ao fogo e mexa até ferver. Coloque em um refratário retangular, camadas do doce e da bolacha, sendo que a primeira e a última devem ser de doce. Espere esfriar e sirva.

Risoto de Rúcula, Tomate Seco, Mozarela de Búfala e Mate
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não
Microondas: Não
Ingredientes: 1 e 1/2 litros de água; 3 colheres (sopa) de mate granel;

2 cubos de caldo de legumes; 1 cebola picada; 250 g de tomate seco em pedaços; 3 colheres (sopa) de azeite extravirgem (do molho do tomate seco); 100 g de rúcula cortada à Juliana; 380 g de arroz arbóreo; 1 xícara (chá) de vinho branco seco; sal e pimenta-do-reino branca a gosto; 120 g de mozarela de búfala; 6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; 30 g de folhas inteiras de rúcula para decoração.
Modo de preparo: Coloque o mate granel e a água em uma panela e aqueça. Coe o mate e acrescente os cubos de caldo de legumes à solução. Deixe no fogo até ferver. Reserve. Doure a cebola e o tomate seco no azeite, onde o tomate seco estava de molho. Acrescente metade da rúcula. Junte o arroz e refogue por alguns minutos. Adicione o vinho branco e deixe evaporar em fogo alto. Coloque a solução de mate com o caldo de legumes aos poucos. Quando estiver quase em ponto de fervura, acerte o sal e junte a pimenta-do-reino. Cozinhe por 16 a 17 minutos aproximadamente, mexendo de vez em quando (à medida que o arroz for secando, coloque mais caldo). Acrescente o restante da rúcula e a mozarela de búfala e retire do fogo. Adicione o queijo parmesão e misture bem. Sirva em pratos individuais e decore com um buquê de rúcula.

Rocambole de Carne Moída com Mate
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos
Grau de Dificuldade: Fácil
Freezer: Não
Microondas: Não
Ingredientes: 1 ovo; 1/2 xícara (chá) de leite desnatado; miolo de 2 pães amanhecidos; 700 g de carne moída; 5 colheres (sopa) de mate solúvel; 1 cebola picada; 3 dentes de alho amassados; cebolinha picada a gosto; salsinha picada a gosto; sal a gosto; 2 tomates picados com pele. Recheio – 500 g de ricota; 3 colheres (sopa) de azeite; 20 g de cheiro-verde; 100 g de azeitona sem caroço picadas; sal a gosto; 1 tomate picado; pimenta-do-reino a gosto; 1/2 pote de iogurte desnatado.
Modo de Preparo: Recheio – Amasse a ricota com um garfo. Em seguida, adicione o azeite, o cheiro-verde picado, as azeitonas picadas, o sal, o tomate, a pimenta-do-reino, e o iogurte desnatado. Misture bem e reserve. Bolo – Misture o ovo batido com o leite em uma tigela grande e acrescente o miolo de pão. Deixe amolecer por alguns minutos. Acrescente a carne moída, o mate, a cebola ralada, o alho, a cebolinha, a salsinha, o sal e os tomates. Mexa bem e trabalhe com as mãos até obter uma mistura homogênea. Abra a carne sobre uma superfície forrada com papel-manteiga, dando formato de um retângulo de mais ou menos 20 cm a 25 cm. Espalhe o recheio. Com o auxílio do papel manteiga, enrole a carne como um rocambole, apertando bem. Coloque numa assadeira untada com a parte da dobra voltada para baixo. Leve para assar em fogo médio. Sirva com o acompanhamento desejado.

Suco de Couve com Mate
Rendimento: 7 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Freezer: Não
Microondas: Não
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de couve manteiga; 1 litro de água; 1 xícara (chá) de polpa de maracujá; 1 xícara (chá) de mate líquido; 1/2 xícara (chá) de suco de limão; açúcar ou adoçante a gosto.
Modo de preparo: Lave bem as folhas de couve, pique-as, coloque no liqüidificador e bata com a água. Acrescente a polpa de maracujá, o mate, o suco de limão e o açúcar ou adoçante e bata rapidamente. Coe e sirva bem gelado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;