Turismo Titulo
6 paisagens naturais para contemplar na Ilha da Madeira
04/11/2021 | 13:19
Compartilhar notícia


Famosa por suas paisagens naturais, a Ilha da Madeira abriga cenários muito diferentes dos encontradas no restante de Portugal. Florestas, falésias, praias, cidades, montanhas, jardins e reservas naturais demonstram toda a diversidade de ambientes do arquipélago.

Clique aqui para receber as notícias do Rota de Férias por e-mail e ganhe um e-book exclusivo com dicas de viagem.

Paisagens naturais para contemplar na Ilha da Madeira

Floresta Laurissilva

Com cerca de 20 milhões de anos, a Floresta Laurissilva conta com algumas das mais belas paisagens naturais do mundo e foi eleita Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Ela ocupa cerca de 20% do território da ilha e, como o seu ecossistema é úmido, todo o lugar é coberto de musgos, enquanto orquídeas da serra, gerânios cor-de-rosa e os massarocos colorem o cenário de violeta. Além da vegetação verdinha e suas árvores frondosas e imponentes, o local tem a trilha do Caldeirão Verde, situada no Parque Florestal das Queimadas, e um lago formado por uma queda d’água de cerca de 100 metros.

Piscinas Naturais

As piscinas naturais de Porto Moniz e Seixal são compostas por rochas de origem vulcânica, onde o mar entra naturalmente. Estas piscinas são ótimas opções para passar o dia na praia e curtir as belas paisagens verdejantes que se debruçam sobre o mar azul. Em Porto Moniz estão as piscinas mais famosas, com água salgada que circula livremente. Algumas são mais rasas, enquanto outras permitem até mergulhos. Já no Seixal estão as piscinas mais lindas do Norte, com praias de areia preta, rochas vulcânicas e montanhas.

Saiba onde ficar e reserve aqui seu hotel na Ilha da Madeira.

Maciço Montanhoso Central

A cordilheira central da Ilha da Madeira, localizada a 1.400 metros de altitude, engloba altos picos e vales profundos. O local é de uma beleza exuberante e proporciona vistas de tirar o fôlego. Fazem parte deste complexo de montanhas os picos Ruivo (1.862 metros de altitude) e Areeiro (1.818 metros), assim como o planalto do Paúl da Serra. O local é uma reserva geológica e de vegetação de altitude, com várias espécies de flora endêmica, além de ser o único identificado para a nidificação de uma das mais raras aves marinhas, a Freira da Madeira.

Reservas Naturais

A Madeira tem vários locais sinalizados como reservas naturais, graças aos seus atributos geológicos, ecológicos e de interesse científico. Entre elas estão as Ilhas Desertas, as Ilhas Selvagens, a Reserva Natural da Rocha do Navio, a Reserva Natural do Garajau e a Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo. Esta última é composta por seis ilhéus que fazem parte de uma área protegida devido à relevância do ponto de vista da biodiversidade. Possui uma fauna marinha abundante e diversificada, além do naufrágio do navio Madeirense, perfeito para a prática de mergulho.

Seguro viagem é obrigatório em Portugal e na Ilha da Madeira – Clique aqui para contratar o seu e ganhe 5% de desconto ao usar o cupom ROTADEFERIAS5.

Ponta de São Lourenço

A Ponta de São Lourenço está localizada no extremo leste da ilha. Esta longa península conta com falésias, ilhéus e colinas verdejantes, sem árvores, que impressionam pela vista do Oceano Atlântico. É possível explorar o local em uma trilha com duração de 2h30, de média dificuldade e, se tiver sorte, observar alguns lobos-marinhos pelos mirantes. No final do percurso, há um pequeno restaurante para aproveitar, além do vento forte, boa comida e os panoramas deste lugar. Também é possível fazer mergulho no Cais da Sardinha.

Porto Santo

A outra ilha habitada do arquipélago tem paisagens bem diferentes de sua vizinha. Ela possui extensos areais dourados que lhe renderam o apelido de Ilha Dourada, já que percorrem praticamente toda sua costa sul e se unem ao mar azul turquesa. O clima é ideal para passar o dia todo na praia relaxando e curtindo a vista e a areia, que tem propriedades terapêuticas comprovadas. A água do mar do Porto Santo também é usada em tratamentos de talassoterapia, devido às quantidades elevadas de estrôncio, crômio e iodo, elementos benéficos para a saúde.

PLANEJE SUA VIAGEM PARA A ILHA DA MADEIRA

Quando planejamos nossas viagens para destinos diferentes, como a Ilha da Madeira, em Portugal, deixamos tudo pronto antes mesmo de sair do Brasil, a fim de evitarmos contratempos e problemas com outros costumes. Com as ferramentas certas, que confiamos a ponto de torná-las nossas parceiras, compramos passagens aéreas mais baratas, alugamos carros com antecedência e reservamos hotéis. De quebra, organizamos todos os passeios, transfers e ingressos para eventos com mais segurança e pagando menos.

Para quem quer conhecer as paisagens naturais da Ilha da Madeira, vale lembrar que ela pertence a Portugal e, portanto, à Europa. Assim, é obrigatório fazer um seguro viagem e uma excelente ideia comprar um chip de viagem internacional. Dessa forma, você viaja com tudo regularizado e, como se não bastasse, tem acesso à internet em todos os países da região, mesmo fora do hotel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;