Política Titulo
Dirceu volta a negar saída de Anderson Adauto do governo
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
25/01/2003 | 14:42
Compartilhar notícia


O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, voltou a descartar neste sábado o afastamento de Anderson Adauto do Ministério dos Transportes em razão das denúncias de que ele estaria envolvido em um esquema de desvio de dinheiro da prefeitura de Iturama, em Minas Gerais. Segundo Dirceu, as especulações "ficam por conta e risco de quem está dizendo que ele vai sair".

Dirceu lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu à imprensa no início da semana, depois de um longo encontro com o ministro, que Adauto tinha a sua confiança e a do governo e que sua missão do Ministério dos Transportes será a de "moralizar" o setor.

Na edição desta semana, a revista IstoÉ traz novos documentos que comprovariam a relação de Adauto com a empresa Consultoria, Planejamento e Assessoria (CPA), acusada de participar da fraude em Iturama, que resultou em um rombo de R$ 4 milhões nos cofres municipais, em 1996.

Um dos documentos publicados indica que o ministro foi sócio formal da empresa Embrapesca junto com Sérgio Ferreira, Rômulo de Souza Figueiredo e Sérgio José de Souza, que também eram proprietários da CPA. Adauto detinha 25% das cotas e, três meses depois, cedeu sua parte aos sócios remanescentes.

Em outra edição, a revista publicou o dossiê elaborado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada em Iturama para apurar o caso. Segundo o relatório, Adauto teria entrado no esquema ao "ceder seu escritório para a formação de um grupo de empresas destinado a participar de fatos idôneos praticados pelos acusados principais".

Anderson Adauto, por sua vez, negou todas as acusações e afirmou que deixaria o cargo caso fosse comprovado algum envolvimento concreto seu com a CPA. Quando o esquema foi tornado público, o Ministério dos Transportes divulgou nota comunicando que a única relação entre o ministro e o caso é o fato de que ele, "coincidentemente", foi locatário de um imóvel anteriormente alugado por uma das empresas citadas na reportagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;