Internacional Titulo
EUA libertam 26 presos de Guantánamo
Do Diário OnLine
Com Agências
16/03/2004 | 12:26
Compartilhar notícia


Mais 23 afegãos e três paquistaneses foram libertados da prisão na base naval de Guantánamo, em Cuba, segundo anúncio feito pelo Pentágono. A identidade dos detentos e os motivos da libertação não foram revelados.

Por meio de uma nota, divulgada à imprensa, o Pentágono justifica as liberações dizendo que os presos se tornam "de interesse adicional do ponto de vista de inteligência para os Estados Unidos, e de ele representar ou não um perigo para os Estados Unidos".

Um dos afegãos, antes de retornar ao seu país, falaram a jornalista na base militar dos EUA em Bagram, ao norte de Cabul. “Não sabíamos qual era o nosso crime”, disse um dos ex-prisioneiros, Lall Gul. “Eles apenas nos prenderam e nos levaram para a prisão de Guantánamo”, continuou. Outro ex-preso, que não quis ser identificado, contou: “éramos tratados tão mal que não consigo achar palavras para explicar isso. A tortura psicológica era pior do que a física”, disse.

Atualmente, 610 "combatentes inimigos" estão presos em Guantánamo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;