Política Titulo
Hamilton Lacerda impõe hiato na política

Após derrota nas urnas, ex-vereador foca defesa no caso dos 'aloprados'

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
13/10/2012 | 07:16
Compartilhar notícia


Planejada como a volta por cima, a candidatura a vereador de Hamilton Lacerda (PT) naufragou, com apenas 651 votos que não foram suficientes para o seu retorno à Câmara de São Caetano. Com o resultado, Hamilton decidiu impor hiato com a vida pública, pelo menos enquanto se defende no processo em que é réu por suposta compra de dossiês contra tucanos na eleição de 2006. O caso ficou conhecido nacionalmente como ‘escândalo dos aloprados'.

"Achava que podia ajudar a me defender retornando à política. A maioria das pessoas não me deu oportunidade de dar a volta por cima. Encerro aqui um ciclo e começo outro, que será a minha defesa", declarou o petista. Ele diz que pediu antecipação da apresentação de defesa no caso. "Fiz questão de adiantar, tenho expectativa boa porque não cometi nenhum crime", explicou. Ainda não há definição para conclusão do julgamento.

O petista condicionou o retorno à atividade política à absolvição na Justiça. "Talvez na coordenação de campanhas estadual e nacional ou como protagonista de um projeto maior. A política é minha vida", destacou. A intenção, porém, estará nas mãos da direção estadual do PT. "Preciso do respaldo deles". Ele voltou ao partido por articulação do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT).

Hamilton entende a derrota como puxão de orelha da população. "Foi uma punição. A cidade conhece minha biografia repleta de pontos positivos". Porém, para ele, ser considerado ‘aloprado' é o ponto negativo que foi explorado pelas candidaturas de PTB e PMDB. "Fui atacado em panfletos apócrifos e não tive nenhuma solidariedade do PT. Não houve nenhum movimento para me defender."

Para o candidato a vereador derrotado, o episódio do vazamento de vídeo em que Edgar Nóbrega, então prefeiturável do PT, aparece supostamente negociando oposição branda na cidade com o então secretário de Governo, Tite Campanella (DEM), desestabilizou a empreitada petista para a Câmara.

O nome de Hamilton é lembrado pelo melhor desempenho do PT na corrida pelo Paço. Ele obteve 30.490 votos em 2004 quando disputou com o atual prefeito José Auricchio Júnior (PTB). O petebista obteve 43.988 sufrágios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;