Internacional Titulo Eleições nos EUA
Republicanos formalizam candidatura de Romney
29/08/2012 | 01:43
Compartilhar notícia
Divulgação


O ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, foi eleito nesta terça-feira candidato oficial do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos e enfrentará o democrata Barack Obama, nas eleições que ocorrerão em 6 de novembro. Os delegados presentes na Convenção Nacional Republicana, realizada em Tampa, na Flórida, anunciaram, Estado por Estado, seus votos e deram a maioria suficiente, como estava previsto, a Romney, assim como a seu candidato à vice-presidência, o congressista por Wisconsin, Paul Ryan.

 

Romney, de 56 anos, vê concretizado seu sonho de ser nomeado candidato republicano na corrida presidencial, depois de fracassar em 2008, e de superar uma longa disputa nas primárias, em que concorreu com vários adversários. Romney precisava de no mínimo 1.144 delegados para conseguir a nomeação, e obteve 2.061, contra apenas 190 do ex-senador do Texas e antibelicista Ron Paul, um de seus rivais nas primárias e que se recusou a lhe dar apoio. Paul Ryan, escolhido por Romney para ser seu vice, foi escolhido por aclamação.

 

A mulher do candidato republicano, Ann Romney, afirmou ontem, em seu discurso na Convenção Nacional do partido que os eleitores dos EUA "podem confiar" nele [Mitt], pois ele "moverá céu e terra para que este país seja um lugar melhor". "Podem confiar em Mitt. Ele ama os EUA, ele nos conduzirá a um lugar melhor. Deem a ele esta oportunidade, deem aos EUA esta oportunidade". Ao concluir o discurso, em que Ann também defendeu o papel essencial da mulher na sociedade, Romney apareceu de surpresa no palco, lhe deu um beijo e os dois saíram de mãos dadas.

 

Também nesta terça-feira, os líderes republicanos aprovaram por aclamação a plataforma de governo do partido, de 62 páginas, com uma "visão conservadora", que proíbe o aborto, se opõe ao casamento de homossexuais e apoia a criação de um muro na fronteira sudoeste do Estados Unidos. O documento propõe ainda uma simplificação do sistema tributário, a transparência nas relações, redução dos gastos fiscais e reforma do sistema "Medicare" para idosos e aposentados.

 

Na área comercial, a plataforma dos republicanos propõe ainda paridade comercial plena com a China, sugerindo que o país imponha tarifas se Pequim não corrigir sua políticas monetárias.

 

A nomeação de Romney ocorreu durante a convenção do partido em Tampa, na Flórida, bastante atrapalhada pela passagem do agora furacão Isaac pela costa americana. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;