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Duelo Siena e Clio Sedan: para quem quer espaço e economia
Anelisa Lopes
Do Diário do Grande ABC
11/01/2006 | 08:44
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Derivados dos hatches (modelos de dois volumes), os sedãs compactos 1.0 são uma boa alternativa para quem quer um carro que ofereça espaço interno e um bom porta-malas, mas que não deseja gastar mais que R$ 35 mil.

Entre os populares (com propulsor 1.0), o segmento é representado pelo Chevrolet Classic, Ford Fiesta Sedan, Fiat Siena e Renault Clio Sedan.

Oferecido na versão ELX, o Fiat Siena tem preço sugerido de R$ 32.500, enquanto o Clio Authentique sai por R$ 33.550. Entre os itens de série, o Clio sai na frente com air bag duplo e ar quente com desembaçador, mas a dirigibilidade e o desempenho dão a vitória ao Fiat.

Externamente, os modelos deixam a desejar. Apesar de terem recebido algumas mudanças recentemente, ambos projetos poderiam trazer uma aparência mais moderna e um pouco mais de ousadia nas linhas.

O espaço interno acomoda confortavelmente quatro pessoas. No Siena, os comandos estão melhor localizados no painel. Na última alteração visual, os comandos de acionamento elétrico dos vidros (opcionais) do Clio foram para a porta, mas ainda ficam longe do alcance das mãos.

O Clio tem engates do câmbio mais precisos e, quando o assunto é bagageiro, leva vantagem: 510 litros contra 500 do Siena.

O motor 1.0 é bicombustível nos dois. A diferença é que o do Clio tem 16 válvulas e o do Siena conta com oito. Com esta cilindrada, a atenção ao desempenho é dada em baixas rotações. O Clio desenvolve 76 cavalos (gasolina) e 77 cv (álcool) a 6.000 giros. Para o Siena, os números são 65 cv e 66 cv na mesma rotação.

O torque máximo do Clio é maior (10 mkgf com gasolina e 10,2 mkgf com álcool a 4.250 rpm), mas é obtido a uma rotação mais alta que o Siena (9,1 mkgf com gasolina e 9,2 mkgf com álcool a 2.500 rpm).




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