Política Titulo
Prefeitura de São Caetano instala auditoria caseira
Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
09/03/2006 | 09:19
Compartilhar notícia


A comissão do Sistema Municipal de Auditoria da Prefeitura de São Caetano, que está investigando a denúncia publicada com exclusividade sexta-feira pelo Diário, de que o Executivo teria custeado, supostamente com recursos do Fumusa (Fundo Municipal de Saúde), cerca de 20 cirurgias de caráter estético, é formada por funcionários da própria Secretaria de Saúde. Dos sete integrantes, seis são médicos e um é advogada. Quem admite a ‘solução caseira’ é o presidente da auditoria, o médico Reinaldo Salmazo, que também integra o Conselho Municipal de Saúde. “São todos funcionários da Prefeitura. É uma comissão da administração.” O grupo também conta com três vereadores da base de sustentação do governo – Paulo Pinheiro (PTB), Ângelo Pavin (PPS) e Moacyr Rodrigues (PMDB) –, convidados a participarem da investigação após a Câmara ‘abortar’ o pedido de instalação da CPI do ‘Pacote Estético’.

Embora os vereadores só tenham integrado a equipe na segunda-feira, desde sexta-feira passada a comissão está trabalhando, ouvindo as mulheres que teriam sido benefeciadas pelo esquema. Nos procedimentos cirúrgicos que o Diário teve acesso, a autorização era para ‘reconstrução mamária’, apesar de algumas delas terem revelado à reportagem que se submeteram a operações estéticas. Parte das guias tem a assinatura carimbada do prefeito José Auricchio Júnior (PTB) e a assinatura da secretária de Saúde, Regina Maura Zetone Grespan.

Salmazo revelou que quatro pacientes já foram ouvidas. A expectativa dele é conversar com todas as mulheres até esta sexta-feira. Quarta-feira à tarde, ele, acompanhado da médica Adriana Stephan, assistente da secretária de Saúde, esteve na residência de uma delas, no bairro Santa Maria.

O presidente da comissão de auditoria disse que não vê problemas no fato de o cirurgião plástico Márcio Vianna e do anestesista Marcelo de Laura (leia entrevista abaixo) terem confirmado ao Diário que a maioria das cirurgias realizadas em 2001, 2003 e 2004 no Hospital Central foi para fins estéticos, e, em alguns casos, com colocação de prótese de silicone. “Isso aí não tem problema. O SUS (Sistema Único de Saúde) remunera cirurgias plásticas estéticas em seus próprios hospitais. Reparadoras, com certeza, e estética, por meio de liminar”, afirmou Salmazo, sem entrar em detalhes se isso teria ocorrido em São Caetano.

O vereador Paulo Pinheiro (PTB) admite que as cirurgias tiveram caráter estético e, segundo ele, esse tipo de benefício deveria ser estendido à toda população. “As mulheres já disseram que gostaram do que a Prefeitura proporcionou a elas. Toda cirurgia plástica é estética, porque a paciente pode viver sem isso”, opinou.

Laudo – O prefeito José Auricchio deverá receber nesta quinta-feira o laudo do perito criminal Valdir Santoro, contratado pelo Executivo para analisar xerox de parte da documentação fornecida pelo Diário à secretária de Saúde, que admitiu ser a sua assinatura  em apenas um dos documentos. Mas, o 3º Cartório de Notas reconheceu por semelhança os traços grafotécnicos de Regina Maura em duas guias de autorização cirúrgica.

O coordenador do setor de crimes de prefeitos do MP (Ministério Público), Luiz Roque Lombardo Barbosa, enviou quarta-feira ofício ao prefeito de São Caetano requisitando, em prazo de 15 dias, todos os documentos em poder do Executivo referentes ao ‘pacote estético’. Após esse período, o promotor pretende visitar as unidades hospitalares do município. “Com os documentos em mãos, faremos as diligências para apurar os fatos”, explica Lombardo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;