Diarinho Titulo
Ele rói, eles roem
Professor Pasquale
21/02/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Esta é a terceira coluna consecutiva sobre plurais. Chamei de plurais diferentes aqueles que não são feitos com o simples acréscimo da letra s. Vamos ver mais alguns exemplos de formas verbais cuja relação singular/plural merece destaque.

Começamos pelos verbos terminados em uir, como substituir, contribuir, distribuir, concluir, possuir etc. A terceira pessoa do singular do presente do indicativo desses verbos termina em i: ele substitui, contribui, distribui, conclui, possui etc.

É preciso tomar cuidado com essa terminação. É muito comum, mesmo em jornais e livros, a presença de formas (errôneas) como distribue, possue, substitue, contribue etc. Por que será que as pessoas se confundem nesses casos e acabam empregando o e no lugar do i? Porque nos verbos em que a terminação ir não é antecedida de vogal, como agir, servir, discutir etc., temos a letra e no fim da terceira pessoa do singular do presente: ele age, ele serve, ele discute etc. Com isso, as pessoas se confundem e acham que com influir e possuir, entre outros, ocorre a mesma coisa, e acabam escrevendo influe, possue etc.

Vamos repetir: com verbos terminados em uir, nada de e na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. E na terceira do plural? Aí, sim, temos o bendito e: eles substituem, possuem, concluem, distribuem etc. É bom lembrar que essa observação sobre a terminação uir não vale para verbos como seguir e conseguir, porque neles o u do grupo uir não é pronunciado. Com eles, ocorre o e no singular e no plural: ele segue, eles seguem; ele consegue, eles conseguem.

Merece destaque a conjugação de verbos como roer, moer ou doer. Na terceira do singular do presente do indicativo, temos ói; no plural, oem: "O açougueiro mói a carne"; "Os açougueiros moem a carne". Com verbos como cair, sair e trair, nada de e na terceira do singular do presente do indicativo: ele cai, sai, trai etc. No plural, lá vem o e: eles caem, saem, traem etc.

Mais uma vez, digo-lhe que é preciso ver essas coisas com calma. Aos poucos, lendo e escrevendo, você domina isso tudo naturalmente.No próximo domingo, a gente volta a conversar. Até lá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;