Política Titulo
Orlando Morando explica projeto da Linha 18-Bronze para sociedade civil

Deputado estadual anuncia palestras pelo Grande ABC para expor benefícios da vinda do Metrô

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
27/02/2014 | 07:12
Compartilhar notícia


O deputado estadual Orlando Morando (PSDB) realiza rodada de palestras para explicar o projeto da Linha 18-Bronze do Metrô, que passará por Santo André, São Bernardo e São Caetano. A primeira exposição foi feita ontem, no Rotary de São Caetano, no bairro Santa Paula.

O tucano destacou que a sociedade civil organizada possui dúvidas sobre o projeto estadual, que afetará diretamente o cotidiano dos munícipes. “Escolhi começar por São Caetano, pois será a primeira cidade a receber o Metrô fora da Capital. O foco do nosso trabalho será nos municípios que serão contemplados com o investimento estadual”, disse.

Orlando ressaltou que o trabalho de conscientização será importante para os munícipes entenderem o tamanho da intervenção. “Quero mostrar o que será a Linha 18-Bronze, como vai funcionar e o impacto em torno (da construção). Existem muitas questões de desapropriações e especulações imobiliárias que podem ser feitas a partir da obra”. Dados apresentados pelo tucano mostraram que os imóveis do Ipiranga valorizaram até 30% por causa da chegada da Linha 2-Verde.

A previsão de investimento do Estado é de R$ 4,2 bilhões para construção de 15,7 quilômetros de Linha-18, que ligará a Estação Tamanduateí à Estação Djalma Dutra, em São Bernardo. Serão 2 milhões de beneficiados que usarão 26 trens. O sistema transportará 300 mil passageiros por dia. “Não vim anunciar o milagre, mas a Linha 18-Bronze vai melhorar muito a mobilidade”, afirmou o tucano.

O deputado destacou que munícipe são-caetanense conseguirá chegar à Capital mais rápido. “Podemos dizer que em 30 minutos quem morar em São Caetano estará na Avenida Paulista”. A velocidade média dos trens é de 80 km/h.

AGENDA
Existem palestras previstas no Rotary de Santo André e na Associação dos Construtores do Grande ABC. O calendário será divulgado de acordo com o agendamento nas entidades.

As universidades também devem sediar encontro com estudantes. “A linha será importante para o transporte dos alunos, pois a rota passará por várias unidades de ensino. É uma linha universitária”, completou. a Linha 18-Bronze atingirá quatro universidades particulares (Engenharia Mauá, Metodista, Anhanguera e Faculdade de Direito de São Bernardo) e três unidades públicas (UFABC de Santo André e Fatec e Etec, ambas de São Bernardo).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;