Internacional Titulo
Chirac pede que o governo da Costa do Marfim assuma responsabilidade
Da AFP
10/11/2004 | 11:33
Compartilhar notícia


O presidente da França, Jacques Chirac, pediu nesta quarta-feira às autoridades da Costa do Marfim que "assumam suas responsabilidades em matéria de ordem pública", informou o porta-voz do governo, Jean-François Copé, ao fim da reunião do conselho de ministros.

"Tomamos todas as disposições necessárias para permitir que nossos compatriotas, que assim desejarem, abandonem a Costa do Marfim", disse Chirac durante o conselho de ministros, segundo Copé.

"A França atua com as Nações Unidas e a União Africana para que o processo de reconciliação nacional, definido nos acordos de Marcoussis e Accra, retome seu curso respeitando a soberania e a unidade desse país amigo", acrescentou.

Já a ministra francesa da Defesa, Michèle Alliot-Marie, negou que os soldados de seu país tenham disparado contra os manifestantes marfinenses e disse que as pessoas que morreram em Abidjan foram vítimas de tiroteios entre os jovens patriotas (seguidores do presidente Laurent Gbagbo) e os militares marfinenses.

Segundo uma fonte médica, pelo menos sete manifestantes morreram na tarde de terça-feira, enquanto um conselheiro do presidente Gbagbo afirmou que os militares franceses mataram 10 pessoas.

Alliot-Marie disse que Abidjan é um lugar onde há muitos rumores, que são utilizados para tentar levantar a multidão contra a comunidade estrangeira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;