Internacional Titulo
Russos hasteiam bandeira no último reduto separatista
Do Diário do Grande ABC
29/02/2000 | 13:52
Compartilhar notícia


A bandeira russa foi hasteada esta terça-feira em Chatoi (Sul), último reduto separatista tomado pelos russos, segundo informa a agência Interfax.

Cadáveres de combatentes chechenos e mercenários árabes, assim como o de uma mulher, foram vistos no local pelo correspondente da agência russa. Também foram mostradas na praça central da localidade as armas retiradas dos rebeldes, segundo a mesma fonte.

Depois da tomada de Chatoi, o general Trochev mencionou a retirada progressiva das tropas russas, que chegam oficialmente a cerca de 93 mil soldados. Cerca de 25 mil soldados russos permanecerao, desde já, estacionados permanentemente na Chechênia, segundo o ministério da Defesa da Rússia.

``Cerca de 200 chechenos tentaram abandonar Chatoi, mas cerca de 150 morreram', declarou um conselheiro do Kremlin, Serguei Iastrjembski.

A tomada de Chatoi ocorre a menos de um mês das eleiçoes presidenciais, qye têm o ``falcao' da guerra da Chechênia, Vladimir Putin, como o grande favorito.

Corpos de combatentes chechenos e de mercenários árabes, assim como o de uma mulher, foram vistos no local pelo correspondente da agência russa Interfax.

``Chatoi e outras nove localidades vizinhas estao sob controle das tropas russas. Os rebeldes sofreram um verdadeiro desastre', declarou o general Trochev, um dos responsáveis pela intervençao terrestre na Chechênia, lançada em 1º de outubro de 1998.

``Agora, dentro de duas ou três semanas, vamos capturar os que fugiram em pequenos grupos. Mas haverá tanto trabalho para a polícia, o FSB (serviços de segurança, ex-KGB) e as estruturas encarregadas da ordem pública' como para os militares, afirmou. As forças russas enfrentam cerca de dois mil combatentes independentistas na regiao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;