Internacional Titulo
Aids devasta mercado de trabalho na Africa
Do Diário do Grande ABC
09/10/1999 | 11:03
Compartilhar notícia


Africa: os efeitos devastadores da Aids no mercado de trabalho De acordo com a OTI, Organizaçao Internacional do Trabalho, a Aids tem um impacto devastador no mundo do trabalho porque afeta em primeiro lugar as pessoas que estao na idade mais produtiva.

Na Africa, dois países particularmente afetados pela Aids sao Zimbabue e Botsuana, onde a quarta parte dos adultos em idade de trabalhar é portadora do vírus HIV.

Na Namíbia, Zambia, Suazilândia, praticamente uma quinta parte dos adultos está contaminada, segundo um estudo da Onusaids e da OMS realizado no ano passado.

Conforme um recente estudo do Banco Mundial (BM), a pandemia aparece como a primeira causa da desaceleraçao do crescimento em 10 países da Africa sub-saariana.

Regioes inteiras estao seriamente afetadas. A Organizaçao das Naçoes Unidas para a Alimentaçao e a Agricultura (FAO) também realizou um estudo em 198 no âmbito da indústria açucareira na província de Nyanza (Oeste do Quênia), em outros tempos florescente e atualmente deprimida por causa da Aids.

Além disso, aquelas pessoas que contraem a enfermidade enfrentam a discriminaçao em seus locais de trabalho, chegando inclusive a ser demitidas como conseqüência da falta de proteçao social, em particular no setor informal, que emprega a maioria dos trabalhadores africanos.

Os que nao estao enfermos sofrem também o ausentismo dos que estao ou dos que precisam atender a seus parentes ou a comparecer a enterros, considerando que têm de compensar a falta deles prolongando sua jornada de trabalho.

Na maior companhia de cimento de Zâmbia, o ausentismo se multiplicou por 15 entre 1992 e 1995 e a direçao decidiu limitar os dias livres para os familiares das vítimas, apenas para comparecer a enterros.

A enfermidade acarreta às empresas públicas e privadas custos suplementares, relacionados com os cuidados médicos e o ausentismo trabalhista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;