Política Titulo
Lula vota, mas quórum na eleição petista é baixo
10/10/2005 | 08:21
Compartilhar notícia


O presidente Lula saiu de casa neste domingo pouco depois das 16h para votar no segundo turno das eleições do PT. Em conpensação, os militantes seguiram caminho inverso. Marcado pelo baixo comparecimento de filiados às urnas, em todo o país, o 2º turno da eleição ameaça a vitória do candidato do Campo Majoritário, Ricardo Berzoini, que disputa o comando do partido com Raul Pont, da Democracia Socialista, da ala de esquerda. Cálculos preliminares da cúpula do PT indicam que o quórum caiu 53% em relação ao primeiro turno, em 18 de setembro, passando de 315 mil votantes para 150 mil.

Na capital paulista - onde Berzoini tinha grande vantagem sobre Pont - , a ausência dos filiados foi maior do que o esperado. Dos 21 mil votantes do 1º turno, somente 8 mil compareceram neste domingo.

‘‘Estou muito otimista’’, disse Pont, que é deputado estadual no Rio Grande do Sul. Adeptos de sua candidatura prevêem que ele vença com uma diferença de 9 mil votos. A primeira prévia do resultado deve ser divulgada nesta segunda. Os números finais estão previstos para quinta-feira.

Depois de ser bastante criticado pelos militantes por ter evitado votar no 1º turno, o presidente foi à sede do diretório nacional do PT, acompanhado pela mulher, Marisa Letícia, e por assessores, para escolher o novo presidente do partido, e votou em Berzoini.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;