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Master oferece mais por menos
Wagner Oliveira
do Diário do Grande ABC
06/07/2011 | 07:00
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Decidida a não aceitar passivamente o avanço das marcas chinesas e das concorrentes locais, a Renault montou equipe de profissionais dedicada exclusivamente para vender comerciais leves. O resultado da iniciativa começa a ser visto na linha 2012 dos dois veículos da marca voltados para o trabalho - Master e Kangoo.

Para o consumidor, o mais interessante é o reposicionamento de preço na gama do Master, que passa a contar com mais itens de série nas versões furgão, van e e chassi-cabine. A ação permitiu, por exemplo, que a inclusão do trio elétrico como equipamento de série representasse acréscimo de R$ 500 no valor final contra R$ 1.700 quando esse item era oferecido opcionalmente.

Outra boa notícia é redução dos preços do Pack Climatizaçãoe do Pack Segurança. O Pack Climatização, que inclui ar-condicionado dianteiro e traseiro, passa de R$ 9.300 para R$ 8.700. O Pack Segurança, composto de freios ABS e air bag duplo, cai de R$ 4.300 para R$ 2.900.

O Master tem preços que variam de R$ 81,7 mil (chassi-cabine) a R$ 127,6 mil (minibus). Os valores mudam conforme a configuração.

Com o serviço de transformação garantido pela fábrica, o Master pode ser usado em mais de 50 aplicações - desde ambulância a frigorífico, passando pelo transporte escolar.

Para incrementar a linha de serviços de transporte de passageiros, a Renault apresenta na linha 2012 o modelo L3H2 Executivo L3H2 - chassi longo e teto alto.

Voltado para o transporte de passageiro executivo ou urbano, o minibus L3H2 oferece mais itens de série e conforto. O modelo chega em duas versões: bancos fixos revestidos de curvim ou com bancos reclináveis com revestimento misto (curvim e tecido).

O Master Minibus L3H2 passa a contar com bagageiro de 1.700 litros contra os 1.000 litros que oferecia anteriormente. O maior espaço foi obtido com o posicionamento elevado da última fila de bancos. Além disso, o veículo apresenta laterais internas e teto com revestimento, sistemas de ar-condicionado central e traseiro, degrau de acesso com maior resistência, piso preparado para alto tráfego e componentes de segurança homologados pelo Inmetro: bancos, cintos de segurança e tacógrafo digital.

A lista de itens de série é composta ainda, entre outros equipamentos, de direção hidráulica, banco do motorista com regulagem de altura, alarme sonoro de advertência de luzes acesas, regulagem de altura dos faróis e terceira luz de freio.

Todas as versões do Master são equipadas com o motor diesel 2.5 dCi 16V, que desenvolve potência máxima de 115 cv a 3.500 rpm e torque de 29,6 mkgf a 1.600 rpm.

MERCADO

Com as vendas de comerciais leves em expansão no País, a Renault quer mostrar porque é uma das lideres do segmento na Europa. Em 2010, a Renault comercializou no Brasil 31.206 unidades. A previsão para 2011 é de 52.067 veículos - crescimento de 67%.

No segmento de furgões, o Master deve responder nesse ano por 18% de participação da sua faixa. Já o Kangoo deve ficar com cerca de 9 % na categoria.

 

Kangoo passa a mirar o Fiorino

Muita gente não sabe, mas o Renault Kangoo Express deixou de mirar o Fiat Doblò para concorrer com outro Fiat, o Fiorino - líder disparado entre os pequenos furgões, com mais de 50% do mercado. E o mais interessante é que o Kangoo, na versão de entrada, está sendo oferecido por R$ 37.450 - R$ 710 a menos, no preço sugerido ao público, que o Fiorino.

Já quando incorpora a porta lateral corrediça - opção que o Fiorino não oferece - , o modelo sobe pra R$ 40,2 mil. "Muita gente não sabe que o Kangoo já está concorrendo diretamente com o Fiorino, inclusive com preço bem atraente", afirmou Gustavo Schmidt, vice-presidente comercial da Renault.

Ideal para os centros urbanos, o Kangoo Express tem capacidades de carga útil de 800 quilos e 2,8 m³ de volume total.Direção hidráulica, ar quente, terceira luz de freio, rodas de aro 14 polegadas (pneus 165/70) e protetor de cárter são itens que já saem de fábrica.

O Kangoo Express tem motor 1.6 16V Hi-Flex, desenvolvido pela Renault do Brasil. O veículo atinge a potência de 98,3 cv (etanol) / 95 cv (gasolina) a 5.000 rpm e desenvolve torque máximo de 15,3 mkgf (etanol) / 15,1 mkgf (gasolina) a 3.750 rpm.




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