Turismo Titulo
Paris faz campanha pelo turismo
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
17/07/2008 | 07:03
Compartilhar notícia
Da AFP


A francesa Torre Eiffel, monumento mais visitado do mundo e principal cartão-postal de Paris, será objeto de um plano de modernização que se prolongará até 2015 com o intuito de melhorar a recepção dos visitantes.

Os administradores da gigantesca estrutura de ferro, que recebe cerca de 7 milhões de pessoas por ano, apresentaram na semana passada o plano das obras de revitalização, que deverão custar 170 mil euros (cerca de R$ 430 mil).

A prioridade é diminuir o tempo de espera dos visitantes, que chegam a aguardar até duas horas na fila para conseguir entrar no monumento, explicaram os diretores da empresa que administra a Torre Eiffel, Jean-Bernard Bros e Nicolas Lefebvre.

Para tanto, o sistema de venda de entradas pela internet, atualmente disponível apenas para grupos, será generalizado no fim de 2009. A vasta esplanada delimitada pelos quatro pés da torre, onde os turistas esperam o início da visita, também será reorganizada.

PARISIENSES
Além de melhorar a recepção, o projeto visa atrair novos públicos à torre, principalmente os próprios parisienses, que representam apenas 2% dos visitantes.

Para fazer a prata da casa reluzir como ouro diante dos olhos locais, serão oferecidos serviços extras na Eiffel, como a possibilidade de degustar uma taça de champanhe no terceiro andar da torre, por 10 euros (R$ 25), no horário das 17h às 22h. Uma ótima pedida para os casais apaixonados na romântica Cidade Luz.

Inaugurada em 31 de março de 1889, a Torre Eiffel completará 120 anos em 2009.

SORRIA!
Nos últimos dias 5 a 14, o governo parisiense promoveu a campanha publicitária Paris Smiles For You! (Paris Sorri Para Você!) a fim de conscientizar os parisienses sobre a importância do turismo na cidade.

Um sorriso do tamanho de uma pessoa foi exibido no Arco do Triunfo. Operadores de turismo, habitantes da Ile-de-France e representantes de entidades como o Paris City Hall e o Paris Convention & Visitors Bureau posaram de rostos voltados ao céu, felizes e reluzentes, para uma foto aérea no último dia 7, formando um sorriso em escala humana.

Com a marca de 28 milhões de visitantes em 2007, Paris continua sendo o principal destino do mundo e o turismo, um de seus mais importantes fatores econômicos, empregando nada mais nada menos que 150 mil pessoas - 12% dos assalariados diretos.

Considerando os empregos diretos e indiretos, um em cada cinco postos de trabalho parisienses está, de alguma forma, interligado com as atividades de turismo na cidade.

ANTIPATIA
Além de incrementar a programação da Semana do Turismo, a campanha Paris Smiles For You! visou desfazer a má impressão provocada pelos resultados da última pesquisa feita pelo braço francês do site de viagens Expedia e publicada na página da revista Time.

De acordo com o levantamento, os franceses são os turistas mais odiados entre os europeus. A nível mundial, perdem apenas para os indianos e os chineses. E dentro do próprio país, como anfitriões, aparecem em penúltimo lugar no ranking de popularidade dos viajantes.

O primeiro lugar da lista de popularidade mundial é ocupado pelos japoneses, considerados os mais educados, silenciosos e limpos. Depois vêm os alemães, britânicos e canadenses. Os norte-americanos ficaram na 11ª posição.

Os dados foram levantados em 4.000 hotéis na Alemanha, Reino Unido, Itália, França, Canadá e Estados Unidos. Foi solicitado aos participantes que listassem os clientes por nacionalidade e critérios como comportamento geral, educação, tendência a reclamar, desinteresse pelo idioma local, generosidade, asseio, discrição e elegância.
(com agências)

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
www.parisinfo.com




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;