Nacional Titulo
Tiques nervosos afetam mais os jovens do sexo masculino
Do Diário OnLine
25/12/2000 | 15:55
Compartilhar notícia


Os tiques nervosos podem ser manifestaçoes decorrentes do estresse e da ansiedade e sao cada vez mais presentes entre crianças e adolescentes. O aumento dos tiques nervosos nesta faixa etária, conforme explicou a psiquiatra Moema Teixeira Padilha da Silva, do Instituto Mente e Harmonia de Brasília, está relacionado ao acúmulo de responsabilidades e tarefas delegadas atualmente aos jovens, como acordar cedo, ir à escola e, depois do almoço, freqüentar cursos de inglês e informática, por exemplo. E, se sobrar tempo, praticar algum esporte.

Em entrevista ao programa Falando Fracamente, da Rádio Nacional da Amazônia, Moema enfatizou que o tique nervoso é um movimento motor ou vocal involuntário e pode estar ligado nao apenas ao estresse, como também às exigências feitas pelos pais.

Mas nao somente os jovens têm tiques nervosos, lembra a psiquiatra: "Todo mundo está sujeito a isso. No entanto, é mais comum em menores de 18 anos e, principalmente, do sexo masculino".

Os sintomas, segundo ela, aparecem subitamente, têm curta duraçao e podem inclusive manifestar-se em um ritmo constante e repetitivo. "Geralmente, o tique acontece em um período transitório, mas pode se estender um pouco mais", afirma a psiquiatra.

Os tiques motores mais comuns sao o piscar de olhos, a contraçao do pescoço, os movimentos faciais e até mesmo aquela incômoda tosse. Há também os vocais, como pigarros, sons ou uso de palavras repetidas (palalalia), como os tao conhecidos, "né?", "sabe?" ou resmungos, como o "hum hum".

Os tiques nervosos costumam sumir tao misteriosamente quanto surgem. Segundo Moema, o emocional fica abalado e se projeta por meio de um movimento muscular.

Informaçoes da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;