Economia Titulo Aumento de 1,3%
Varejo tem o melhor resultado do ano
Emerson Coelho
Do Diário do Grande ABC
04/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O setor varejista teve em maio a quarta alta consecutiva em sua atividade. Este é o melhor resultado do ano, segundo o Indicador de Atividade do Comércio, divulgado ontem pela empresa de informações econômicas Serasa Experian.

Cerca de 6 mil empresas do País foram consultadas para compor o índice, que em maio cresceu 1,3% sobre abril, resultado livre de influências sazonais. A alta é a maior registrada desde dezembro de 2008, quando a atividade do setor varejista cresceu 2,8% ante novembro em virtude das vendas de Natal.

Em relação a maio de 2008, o crescimento é ainda maior: 2.5%. No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, a alta registrada pelo indicador é de 3,6%.

Segundo os economistas da Serasa, os resultados confirmam a tendência de recuperação da atividade varejista do País, depois de perdas consideráveis verificadas entre outubro e novembro do ano passado.

O segmento de veículos, motos e peças, que integra o indicador da Serasa, foi um dos responsáveis por puxar o aumento da atividade comercial no mês passado e registrou alta de 2,2% em relação a abril.

Outro grupo que contribuiu para o bom desempenho foi o de móveis, eletroeletrônicos e informática, com elevação de 0,9%.

Especialistas atribuem as altas nesses dois últimos segmentos às medidas adotadas pelo governo federal para diminuir a carga tributária para esses produtos. A normalização da oferta de crédito também foi apontada como fator determinante para recuperação do setor varejista.

De acordo com a pesquisa, com exceção de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas - que teve queda de 1,9% ante abril e 1,8% em relação a maio de 2008, todos os outros segmentos avaliados apresentaram melhora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;