Memória Titulo
Os caminhos oficiais da Memória em Santo André

A Secretaria de Educação e Formação Profissional de Santo André desenvolve programa voltado à história local com alunos de todas as escolas...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A Secretaria de Educação e Formação Profissional de Santo André desenvolve programa voltado à história local com alunos de todas as escolas municipais, em parceria com o Museu da Memória e a Rhodia. A informação é da secretária Cleide Bauab Eid Bochixio em entrevista ao DIÁRIO ON LINE que entra no ar hoje.

Os alunos são estimulados a entrevistar personagens do entorno da escola e figuras da comunidade. As histórias se transformam em textos, poemas e desenhos. Os trabalhos são expostos, inclusive na Escola Sabina.

A entrevista da secretária Bochixio foi feita na Sabina quando da abertura oficial da exposição "De João Ramalho a Adoniran Barbosa", que traz uma série de fotos de Santo André publicadas aqui em Memória. A exposição será prorrogada para além da data inicial de 31 de agosto, já que a Sabina permanece fechada por conta do problema da gripe suína.

A cidade ontem e hoje - O pensamento da secretária

SABINA

"O moderno está vinculado ao antigo. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer ou revisitar locais marcantes da cidade no século passado, tomar conhecimento dos espaços representativos para os seus moradores naquela época".

MEMÓRIA NA ESCOLA

"A Secretaria de Educação tem a compreensão de que a questão da Memória trabalhada com os alunos amplia e aprofunda o entendimento da realidade como resultado da ação humana. Isso vale para as questões ambientais, do trabalho, do desenvolvimento e das relações sociais".

SANTO ANDRÉ

"Traz a marca de muito trabalho e progresso. Precisa fazer valer essa vocação abrindo oportunidades de renda para a juventude e para as famílias que aqui residem".

UM ESPAÇO

"O Cine Carlos Gomes, que caracteriza o aspecto mais forte da população andreense: seu espírito de luta".

UMA META

"A perspectiva histórica do município pode ser recuperada ao longo da Avenida Industrial e da Avenida dos Estados".

MEMÓRIA, O QUE É?

"Sob o aspecto da evolução do conhecimento, a base para a sua aquisição, construção e evocação; sob o ponto de vista histórico, remete à origem dos fenômenos e de fatos que explicam o presente e permitem projetar o futuro; sob a perspectiva da subjetividade humana, traz lembranças e sentimentos vividos, recordações e saudades".

UMA FOTO (da exposição do DIÁRIO)

"A da Ducal, no Largo da Estátua, mexeu comigo. Lembrou-me o começo de vida aqui, quando vinha comprar roupas com meu esposo, com todas as dificuldades próprias de um começo de casamento. Ela me traz um sentimento de superação".

A SECRETÁRIA

Nasceu no interior e veio para Santo André ao casar-se, em 1969. Continuou os estudos na cidade e aqui construiu família e a vida profissional. Especializou-se em alfabetização e exerceu vários cargos, de diretora de escola à delegada de ensino. Nos últimos 11 anos desenvolveu atividades de pesquisa e avaliação de sistemas educacionais.

MEMÓRIA NA INTERNET - Programa 9: a memória oficial em Santo André. Entrevistada: Cleide Bochixio, secretária municipal de Educação. Editor do Diário OnLine, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br ; depois, clique VIDEO e GRANDE ABC MEMÓRIA.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 14 de agosto de 1979

Manchete - Esgotado o prazo, Botelho é absolvido; de pé, povo canta o Hino Nacional; julgamento dura 14 horas e meia; público vaia o denunciante; prazo se esgota à meia-noite.

A absolvição do vereador José Mendes Botelho, de Santo André, deu-se por decurso de prazo. Era acusado por falta de decoro. Pôde, então, reassumir mandato depois de um afastamento de 90 dias.

Anistia - Dois mil trabalhadores ocuparam a praça do Paço Municipal de São Bernardo no domingo, em defesa da anistia política. Faixa exibida dizia: "Abaixo o aparato repressivo". Os tempos eram de ditadura militar.

Santo André - Comissão de favelas pede ao prefeito Grillo a permanência de Luis Cestari na direção da Fundação de Promoção Social.

Futebol - Jogos da Intermediária envolvendo equipes do ABC: no Espírito Santo do Pinhal, Pinhalense 0, Aliança, de São Bernardo, 0; no Estádio Bruno Daniel, Santo André 0, Taubaté 1.

Polícia - Assaltantes presos na Via Anchieta.

EM 14 DE AGOSTO DE...

1924 - René Zmekhol nasce em São Paulo. Mudou para Santo André e aqui integrou o Clube da Poesia no início dos anos 50.

1944 - Confab (Companhia Nacional de Forjagem de Aço Brasileira) inaugurada em São Caetano.

Domingo Glenir Santarnecchi nasce em Passo Fundo (RS). Jornalista. Tem livro inédito sobre a vida do santo Caetano.

1969 - Presidente Costa e Silva edita o Ato Institucional nº 11, que marca eleições para 15 de novembro visando completar os cargos em vacância devido às cassações de seus titulares.

MUNICÍPIO PAULISTA

Apiaí, no Vale do Ribeira, criado por ordem de 14 de agosto de 1771, quando se separou de Sorocaba. O nome Apiaí significa rio do menino: piá = menino; y = rio.

Um dos mais antigos loteamentos de Santo André chama-se Vila Apiaí e fica à esquerda da Avenida Pereira Barreto, às margens do Córrego Taioca, que divide a cidade da Vila Baeta Neves, em São Bernardo.

HOJE

Dia do Combate à Poluição, Dia do Protesto, Dia da Unidade Humana e Dia do Solista.

Em Santo André, Dia das Sociedades Amigos de Bairro: em 1964, nesta data, havia sido fundada a Federação Municipal das SABs.

SANTOS DO DIA

Atanásia, Betário, Eberaldo, Estanislau Kostka e Maximiliano Maria Kolbe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;