Nacional Titulo
Garib: votaçao começa nesta 4ª
José Afonso Primo
Colunista do Diário 
23/06/1999 | 00:28
Compartilhar notícia


O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sao Paulo, Cunha Bueno, rejeitou nesta terça o pedido do deputado Hanna Garib (suspenso do PPB) para que a votaçao do relatório do deputado Elói Pietá (PT) recomendando a cassaçao de seu mandato fosse secreta. O relatório será votado hoje a partir das 10 h, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembléia Legislativa.  

A votaçao deve acontecer em um clima de alta tensao, já que surgiram especulaçoes segundo as quais Garib estaria virando o jogo a seu favor entre os membros do Conselho. Garib é acusado de pertencer à máfia da propina da Prefeitura paulistana.  Os sinais de que Hanna Garib estaria prestes a ser inocentado no Conselho foram detectados anteontem à noite. Comentava-se que o deputado já teria seis dos dez votos do órgao, o que impediria a continuidade do processo.   

emendo a desmoralizaçao da Assembléia Legislativa, o presidente da Casa, Vanderlei Macris, convocou os integrantes do Conselho para uma reuniao, no começo da tarde de ontem. Segundo alguns deputados, Macris chamou a atençao de todos, especialmente dos indecisos, para a responsabilidade que eles têm de enviar o processo ao plenário, permitindo que a sorte de Garib seja decidida pelo conjunto dos parlamentares.  

Os líderes de bancadas, especialmente as que tem representaçao no Conselho de Ética, entraram no circuito para convencer seus liderados a aprovar o relatório de Pietá. Diante de algumas resistências, chegou-se a pensar na destituiçao dos membros efetivos do órgao que estavam indecisos e a convocaçao de seus suplentes. Deputados favoráveis à cassaçao temem que a imagem do Poder Legislativo fique manchada se Garib sair ileso do processo.  

Plenário - Embora nao tenha confirmado os rumores, o deputado Vanderlei Macris disse que a decisao do Conselho de Ética tem muita importância para a Assembléia e, por isso, tem feito as reunioes com seus integrantes. Acrescentou que está satisfeito com o desenvolvimento do processo.  

Se o relatório for aprovado pelo Conselho, imediatamente será transformado em projeto de resoluçao e encaminhado à Mesa Diretora da Casa. O presidente Vanderlei Macris enviaria entao a matéria à Comissao de Constituiçao e Justiça, para avaliar seu conteúdo jurídico.   

A CCJ terá cinco dias úteis para dar seu parecer e depois enviar o projeto ao plenário, onde a votaçao será secreta. Como a Assembléia entrará em recesso de um mês dia 30 de junho, é praticamente certo que a decisao final sobre a cassaçao ou nao do mandato do deputado Hanna Garib será tomada somente em agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;