Nacional Titulo
Flores
01/08/2011 | 00:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC



Que tal um bom prato de flores? Você acha estranho? Pois saiba que o hábito de comer flores é muito antigo. Na Idade Média o hábito de ingerir flores era muito comum em toda a Europa. E até hoje este tipo de culinária bem peculiar ainda é popular em países como a França e a Suíça. No Brasil, o uso e o consumo de flores comestíveis em pratos finos é mais recente e restrito a poucos restaurantes, ainda não tendo caído no gosto do grande público.

Existem alguns tipos específicos de flores que são cultivadas para o consumo humano, como por exemplo o amor-perfeito, a calêndula e a viola tricolor, entre outras. São flores vendidas para restaurantes, bufês e redes de supermercados. Uma vantagem é que a maioria destas flores é cultivada através do processo orgânico, isto é, sem a utilização de defensivos agrícolas ou outros tipos de produtos químicos, o que garante um produto mais saudável.
As flores comestíveis são geralmente servidas em saladas, pratos doces ou salgados e ainda servem para a produção de deliciosas geléias. Além de dar um sabor todo especial e contribuir para realçar aparência dos pratos nos quais são utilizadas, as flores comestíveis podem ser misturadas a legumes e hortaliças.

Além dos pratos, estas flores podem ter outros usos na alimentação. Em alguns casos, podem apresentar características medicinais. Algumas pétalas de flores possuem propriedades que as fazem serem muito utilizadas em chás, como por exemplo as pétalas do borago. A maioria das pétalas são usadas nessas infusões devido aos poderes calmantes e digestivos.

Por Marco de Cardoso




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;