Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 28 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Deputados pedem explicação à Volkswagen


William Glauber
Do Diário do Grande ABC

25/05/2006 | 08:13


A reestruturação da Volkswagen do Brasil, com a ameaça de corte de 5.773 postos de trabalho, repercute agora no Congresso Nacional. A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou quarta-feira o requerimento de audiência pública dos parlamentares Ivan Valente (PSOL-SP) e Jorge Boeira (PT-SC), que convoca a direção da montadora a prestar esclarecimentos sobre os planos da companhia no país.

Além do presidente da multinacional alemã, Hans-Christian Maergner, o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Demian Fiocca, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijóo, e o sociólogo da Unicamp Ricardo Antunes receberão convite para comparecer à audiência no Congresso.

A reunião, unificada à Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, deverá se realizar em até 15 dias. A deputada federal Clair de Flora Martins (PT-PR) solicitou audiência semelhante na Comissão de Trabalho da Câmara. Os presidentes das comissões Anivaldo Vale (PSDB-PR) e Aracely de Paula (PL-MG) comprometeram-se a tratar o tema em caráter de urgência.

Os parlamentares dos dois órgãos da Câmara aprovaram os requerimentos sem objeções. Na quarta-feira da semana passada, a comissão econômica adiou a votação da solicitação de Valente e Boeira por falta de quórum. No mesmo dia, os membros do equipe de Trabalho já sinalizaram favoravelmente ao pedido da parlamentar paranaense.

O deputado federal Ivan Valente, de São Caetano, conta que os parlamentares manifestaram apoio à solicitação e confirmaram a atualidade da crise. “A proposta de audiência foi bem recebida pelos colegas e vai ter visibilidade no Congresso. E os convidados têm o maior interesse em comparecer”, avalia. Segundo Valente, a reunião abre oportunidade para a Volks explicar a reestruturação.

Nesse contexto, a presença do presidente do BNDES, Demian Fiocca, será fundamental, na avaliação do deputado. “O BNDES é questão-chave. Queremos saber com clareza os critérios de empréstimos às grandes empresas e conhecer também o comprometimento estabelecido para liberação do dinheiro”, diz. Recentemente, o BNDES reservou R$ 497,1 milhões para a Volkswagen ampliar e modernizar a produção no país.

A deputada federal Clair de Flora Martins considera os possíveis cortes nas unidades da Volks em São Bernardo, Taubaté e São José dos Pinhais (PR) o principal problema. “Temos preocupação com as demissões e com o efeito disso em toda a sociedade. Será mais desemprego”, destaca a parlamentar do PT. “A audiência é importante porque vamos levar essa questão ao Congresso, que não pode ficar omisso diante da crise”, acrescenta.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijóo, considera benéfica a aprovação da audiência pública e diz que atenderá prontamente o convite da Câmara dos Deputados. “É evidente que eu vou. Em todo o espaço em que puder debater, não me furtarei. Se a intenção é mostrar que o anúncio da Volks é um desserviço ao país, não tenho por que não ir.” Procurada pela reportagem, a Volkswagen não comentou o assunto.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;