Política Titulo Cessão de terreno
Sto.André cogita disponibilizar servidores para agilizar Fatec

Reunião entre governo e Paula Souza deve definir cronograma para entrega da unidade

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
09/07/2018 | 07:20
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Diante do aval legislativo para cessão de terreno municipal para instalação de nova unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) em Santo André, a Prefeitura estuda colocar equipe técnica à disposição do Estado para agilizar a entrega do equipamento na cidade, ainda sem data concreta para inauguração. Com a lei sancionada pelo Paço, o governo do prefeito Paulo Serra (PSDB) aguarda agenda com o Centro Paula Souza para identificar cada prazo estabelecido das intervenções. “Teremos reunião com a direção, pessoal (da Pasta) de Obras visando encaminhar um cronograma. Queremos o mais rápido possível”, pontuou o tucano.

A intenção das partes é cumprir o encontro ainda neste mês. A área doada para o governo estadual compreende 5.065 metros quadrados, no bairro Paraíso, perto do Hospital Mário Covas. O valor estimado do espaço é de R$ 11,3 milhões. “O que pudermos ajudar neste caso, até do ponto de vista operacional, nós iremos fazer”, emendou Paulo Serra, ao acrescentar que o equipamento será ferramenta importante – principalmente em tempos de crise econômica no País e desemprego em alta – para ampliar a preparação técnica da população na busca por inserção no mercado de trabalho.

A outra unidade da Fatec fica dentro da estrutura da Etec (Escola Técnica Estadual) Júlio de Mesquita, no Centro. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Ajan Marques, alegou que o custo-benefício da implantação do segundo equipamento na cidade “é enorme”. “Estamos fazendo o que foi feito no passado, acertadamente, no caso da UFABC (Universidade Federal do ABC). Aquela área grande (na Avenida dos Estados) foi doada, está tendo resultado para ampliar. Não podemos ficar discutindo custo de terreno. O preço é irrisório para o valor não só aos alunos, como para o desenvolvimento tecnológico do município.”

A futura unidade deve concentrar toda a oferta de cursos e estruturas laboratoriais, com espaços específicos para a finalidade. Em números de vagas no Ensino Superior, a oferta, segundo Ajan, vai dobrar, passando para 3.300. A proposta prevê ainda que a estrutura seja usada para articular políticas de promoção à pesquisa, desenvolvimento e inovação do município atualmente em operação pela Pasta de Desenvolvimento, e que poderia colaborar com a cadeia produtiva regional. “Lá (naquela região do Paraíso) está tendo o Sebrae, formando-se núcleo tecnológico para que as empresas que utilizem isso tenham centro de referência no município, que atenda o Grande ABC”, frisou Ajan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;