Internacional Titulo
Igreja é forçada a cancelar Missa do Galo no Iraque
Da AFP
24/12/2003 | 11:03
Compartilhar notícia


Autoridades cancelaram a missa do Galo nas igrejas da capital iraquiana nesta quarta-feira. O cancelamento da celebração natalina deve-se aos problemas de segurança em Bagdá.

Entretanto, outras missas devem ser celebradas na tarde de quarta-feira.

"Não haverá missa do Galo em nenhuma igreja de Bagdá", declarou o padre Joseph Atticha, da paróquia de São José.

O cancelamento da missa foi provocado pela falta de segurança na capital. A zona sul de Bagdá foi cenário de uma intensa atividade militar americana, com explosões e uso de aviões, na madrugada desta quarta-feira.

"Até agora as igrejas não tiveram problemas, mas nos pediram para tomar precauções", acrescentou o padre, em uma referência aos líderes das diversas comunidades cristãs do Iraque.

"As pessoas não têm confiança para ir às igrejas na parte da noite por causa da insegurança reinante e da falta de combustível, o que torna os deslocamentos mais difíceis", acrescentou o padre Atticha, da ordem dos Dominicanos.

O sacerdote espera a presença de 800 fiéis na missa da tarde na igreja de São José de Karrada, no centro da capital. Ele lembrou que no ano passado o público foi o dobro na missa do Galo.

Os asiáticos formam a maior parte dos cristãos do Iraque, mas o número exato é desconhecido. Algumas fontes religiosas citam 700 mil, enquanto outras calculam em meio milhão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;