Política Titulo
Roseana vence no primeiro turno em disputa acirrada no MA
Da Agência Brasil
04/10/2010 | 01:38
Compartilhar notícia


A senadora Roseana Sarney (PMDB) venceu a disputa pelo governo do Maranhão, com 50,08% dos votos válidos. O vice-governador será Washington Luiz (PT).

A disputa só foi definida com 99,89% das urnas apuradas Em segundo lugar ficou o deputado federal Flávio Dino (PCdoB), com 29,49% dos votos, seguido pelo ex-governador Jackson Lago (PDT), com 19,54% dos votos.

Filha do ex-presidente da República José Sarney, Roseana começou na política em 1983, quando foi nomeada secretária para Assuntos Extraordinários do Maranhão, em Brasília. Em 1984, atuou como assessora política na campanha das Diretas Já, da Aliança Democrática, que culminou na eleição de Tancredo Neves e José Sarney para presidente e vice-presidente da República.

Durante o mandato de seu pai, Roseana ocupou o cargo de assessora parlamentar do Gabinete Civil da Presidência da República, de 1985 a 1990. Nas eleições de 1990, elegeu-se deputada federal com 45 mil votos. Entre 1991 e 1993, foi vice-líder do governo federal na Câmara dos Deputados. Um ano depois foi eleita a primeira governadora do estado do Maranhão e quatro anos mais tarde foi reeleita.

Em 2002, Roseana Sarney se elegeu senadora pelo Maranhão. Em 2006, filiou-se ao PMDB e concorre u novamente ao governo do estado, mas sem exito. No entanto, assumiu o governo estadual após a cassação do então governador Jackson Lago.

Nestas eleições, Roseana Sarney foi absolvida pelo TRE-MA (Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão) e pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O candidato a deputado estadual Anderson Lago (PSDB-MA) entrou com pedido para que Roseana tivesse a candidatura cassada com base na Lei da Ficha Limpa e por ter sido condenada, no final de 2009, pela Justiça Eleitoral, por campanha antecipada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;