Política Titulo
Deputado Ivan Valente quer debater UFABC, Febem e Rodoanel
Fabrício Calado Moreira
Do Diário do Grande ABC
05/06/2005 | 08:06
Compartilhar notícia


Problemas na implantação do trecho Sul do Rodoanel e da UFABC (Universidade Federal do Grande ABC), Febem e reforma no sistema público de saúde são alguns dos temas sobre os quais o deputado federal Ivan Valente (PT), de São Caetano, pretende discutir no Ciclo de Debates do Conselho Editorial do Diário, nesta segunda-feira, às 18h, no Pampas Hotel, em São Bernardo. O debate é aberto ao público e a entrada é franca.

"São esses os grandes temas regionais hoje", entende o parlamentar. Valente acrescenta ainda que falará sobre qualquer assunto que for perguntado pelos conselheiros, inclusive a possibilidade de instauração, no Congresso Nacional, de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar suposto esquema de corrupção nos Correios. O deputado foi um dos poucos petistas que assinou o pedido de instauração da CPI.

Para Valente, o partido é contraditório ao castigar petistas que assinaram o pedido de instauração da comissão investigativa. "Nem o PT e nem a bancada fecharam questão sobre isso", destaca. Na avaliação do deputado, o governo é quem deveria tomar a iniciativa de propôr a instauração de CPI para apurar as denúncias envolvendo a direção dos Correios e o PTB, partido aliado do Planalto.

"Com isso (tomada de iniciativa pela CPI), o governo intimidaria a corrupção em qualquer escalão e desarmaria a oposição", argumenta. Valente critica o governo pela tentativa de abafar a instauração da comissão de inquérito. "Erro é deixar essa iniciativa nas mãos da oposição, que não tem moral para isso, pois passou oito anos abafando CPIs."

O deputado conta que fará questão de mostrar sua posição caso o assunto CPI seja abordado no debate com os conselheiros do Diário. "Sou um deputado de perfil geral. Além de atuar na região, me preocupo com a direção geral da política", define-se.

Radical - O deputado federal Ivan Valente, 58 anos, é um dos parlamentares mais à esquerda do PT. Tendo atuado na Assembléia Legislativa por dois mandatos - 1986 e 1990. Está no terceiro mandato como parlamentar federal. Chegou a Brasília pela primeira vez em 1994, assumiu como suplente do PT de 2001 a 2002, e foi eleito em 2002.

Valente integra o diretório nacional do PT há 23 anos. Por suas posições é considerado um dos radicais do partido. Defende mudanças nos rumos do governo, em especial na política econômica, e quer uma discussão interna no partido sobre o tema. "O PT não pode se transformar em correia de transmissão do governo."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;