Turismo Titulo Neve ao Sul
Cuidados para aproveitar bem a temporada

Respeito aos próprios limites, uso de equipamentos de segurança e juízo ajudam praticantes

Andréa Ciaffone
do Diário do Grande ABC
03/07/2014 | 07:07
Compartilhar notícia


Deslizar sobre a neve é sensação realmente indescritível. Mas ela é cheia de manhas e pode dar rasteiras até em esquiadores experientes. Na virada do ano, o pentacampeão de Fórmula 1 Michael Schumacher sofreu um grave acidente que o deixou em coma por meses. A chanceler alemã, Angela Merkel, também tomou uma rasteira dos esquis e se machucou, felizmente sem gravidade. O fato é que, diante das leis da física, não há escapatória. Por isso, para curtir a neve em segurança, o melhor é se prevenir e observar alguns conselhos sensatos do diretor de marketing da SnowOnline.com, Armando de Aguinaga:

4 Use capacete – Apesar de não ser obrigatório para adultos, ele é indicado sempre, para todas as idades e níveis de dificuldade.

4 Faça aulas com instrutores qualificados, especialmente se você é um esquiador de primeira viagem. É o melhor investimento em uma estação de esqui. As aulas não são baratas, mas o aprendizado é rápido e permite melhor aproveitamento das férias. Quem tenta aprender por conta própria gasta tempo, energia e adquire vícios difíceis de corrigir.

4 Faça seguro-viagem que possa cobrir mais de US$ 50 mil (cerca de R$ 115 mil) por acidente. Caso a pessoa se machuque e seja atendida no pronto-socorro local, poderá acionar o seguro.

4 Busque informações a respeito da sinalização das pistas. Não existe controle técnico para a prática do esqui. As pistas são separadas por cores e cada uma delas representa um nível de dificuldade. Montanhas de várias partes do mundo usam o mesmo padrão de cor para indicar esses níveis: verdes para iniciantes, azuis para nível intermediário e vermelhas para avançados. As pistas de cor preta são recomendadas apenas a especialistas.

4 Respeite as sinalizações – Se há placa pedindo para reduzir velocidade, mudar o trajeto ou não ir adiante, leve a sério.

4 Mantenha-se nas pistas –Todas as principais montanhas do mundo têm pistas de todos os tipos, tamanhos e níveis. Não há necessidade de se aventurar fora delas, onde o terreno não foi preparado para a prática do esporte e não há patrulhamento das equipes de socorro.

4 Fique atento ao fechamento das pistas – Normalmente, elas são fechadas uma hora antes de escurecer, para que haja tempo de todo mundo descer da montanha e chegar embaixo com segurança.

4 Respeite seu limite – Não há motivo para se aventurar em pistas inclinadas sem ter nível técnico suficiente. Isso aumenta o risco de acidentes.

4 Seja prudente –  Todo esquiador deve ter cautela para não pôr sua vida em risco. Respeitar a natureza do esporte é fundamental. Com tudo isso em mente, a chance de ter uma viagem feliz aumenta.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;