D+ Titulo
Chegou a hora!
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
16/10/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Assuntos da atualidade estão presentes na maioria das questões do Enem como forma de contextualizá-las. No entanto, poucas exigem o conhecimento específico e detalhado sobre determinado fato. É lógico que se você está por dentro do que rola no Brasil e no mundo, fica bem mais fácil interpretar os enunciados e encontrar as respostas. Assim, gastará menos tempo para resolver as perguntas. Somente quem tem o hábito de ler notícias - em revistas, jornais e na web - conseguirá ter boas argumentações para a redação, segundo Anderson Gisoldi, coordenador do Singular-Anglo de São Caetano.

Milagre não existe. Mas é possível aproveitar a última semana antes do exame para pesquisar na net as notícias de maior repercussão em 2010 e no primeiro semestre deste ano. Só não se desespere e se perca com o grande volume de informações. Não gaste tempo com fatos dos últimos quatro meses, pois as provas são preparadas com bastante antecedência.

De acordo com Mateus Prado, educador e colunista do Diário, a tendência é que os assuntos estejam sempre ligados ao País. Entre os temas que possivelmente vão surgir no exame estão o biodisel, diminuição da miséria, aumento da classe média, Pré-sal, além de meio ambiente.

Também devem ser abordados os grandes eventos internacionais que acontecerão por aqui, como Olimpíadas, Copa do Mundo e o Rio +20 (conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável marcada para junho de 2012). Na opinião de Mateus, a mudança no Código Florestal não deve aparecer por causar muita polêmica dentro do próprio governo.

Fatos internacionais, principalmente os que têm a participação do Brasil ou que de alguma forma influenciem nossa história também podem estar lá. Entre eles estão o Bric - grupo de países em grande desenvolvimento econômico, formado por Brasil, Rússia, Índia e China - e a participação do País no Conselho de Segurança da ONU.

 

Tranquilidade no dia e na noite anterior

Não dá para arrancar os cabelos na última semana antes do Enem. É bobeira gastar tempo com conteúdos que você nunca ouviu falar. Isso só vai deixá-lo mais estressado. Mantenha a rotina equilibrada com um pouco de estudo, exercícios físicos, lazer e bons momentos com as pessoas queridas. Caso contrário, estará esgotado até o exame.

Conheça dias antes o local da prova e o caminho que fará para chegar até lá. Tome muito cuidado para não atrasar. De repente você até encontra um restaurante próximo ao lugar, onde poderá almoçar com mais calma. Os portões fecham exatamente às 13h (horário de Brasília) e ninguém entra atrasado.

Nada de balada na véspera; durma bem. No dia, faça uma refeição sem alimentos pesados e gordurosos. Leve água e chocolate para dar energia. É permitido sair da sala durante a prova para ir ao banheiro, beber água e até dar uma relaxada.

O governo federal lançou o www.enem.inep.gov.br para tirar as dúvidas mais frequentes dos estudantes. Se você se empenhou, tenha certeza de que o esforço terá valido a pena. Bom exame!

 

Prova só após o pôr do sol

Henrique Fernandes Costa, 16 anos, quer usar a nota Enem, que fará no próximo fim de semana, para conseguir uma vaga na Universidade Federal de Santa Maria ou na Federal do Rio Grande do Sul. Deseja estudar Engenharia da Computação. Para isso, se empenha nas aulas do 3º ano, participa de simulados no Colégio Adventista, em Santo André, e estuda as provas anteriores. Desde pequeno, por influência da família, está habituado a ler revistas semanais e jornais. "Sempre gostei de atualidades", diz.

Para Henrique e colegas de escola, o Enem representa maior desafio por motivo diferente da maioria. Por ser adventista, ele guarda os sábados. O Ministério da Educação garante a eles fazer a prova após o pôr do sol, por volta das 19h. O problema é que os sabatistas têm de entrar no mesmo horário que os demais: às 13h. Para passar o tempo, farão atividades e meditação. "Não faria a prova se isso não fosse respeitado."

 

Leitor do D+ tem acesso grátis ao curso do Enem

Por meio de parceria com o Cursinho Henfil, os leitores do D+ terão acesso às aulas sobre o Enem. Basta entrar no www.cursoenem.org.br. Em área do aluno, digite o login enem@dgabc.com.br e a senha dgabc. Na pasta Plataforma Livre, você encontrará vídeos com as explicações sobre as competências de cada prova. Já na pasta Exercícios Propostos, será possível fazer o download das questões e gabaritos dos exames anteriores. Mas, atenção: não será possível ver o conteúdo ao vivo. O acesso ficará disponível até dia 24. Aproveite!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;