Internacional Titulo
Escolas são incendiadas e 13 pessoas mortas na Indonésia
Da AFP
21/05/2003 | 10:02
Compartilhar notícia


Nesta quarta-feira, terceiro dia da ofensiva do Exército contra os rebeldes separatistas da Indonésia, 13 pessoas foram mortas e mais de 200 escolas incendiadas na província de Aceh.

Os militares e rebeldes do Movimento Aceh livre (GAM) se acusam mutuamente de ter incendiado essas escolas. Uma autoridade local de educação anunciou que mais de 200 escolas foram incendiadas, 87 delas na região de Bireuen e 74 em Pidie, que são redutos dos rebeldes, desde o começo da ofensiva do Exército na segunda-feira.

Sobre as mortes, o porta-voz do GAM disse que 10 eram civis, mortos durante um ataque ao leste da cidade de Bireun. Autoridades militares confirmaram o confronto mas não o número de mortos.

Mais de 60 mil crianças estão sem estudar. Desde 1999, mais de 750 escolas foram queimadas na região. O Exército acusa o GAM de queimar as escolas, símbolos do Estado indonésio, para criar confusão e obrigar os militares a ficarem vigiando os estabelecimentos.

O GAM, por sua vez, devolve as acusações para os serviços de inteligência indonésios, dizendo que estragam as escolas para prejudicar o movimento rebelde.

Essa operação do Governo indonésio é a maior desde a invasão do Timor Leste em 1975. O combate em Aceh já causou mais de 10 mil mortes, a maioria de civis, desde 1976. Jacarta rejeita qualquer possibilidade de independência desta província.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;