Esportes Titulo
Capoeira dá início à 38ª edição dos Jogos Escolares em S.Bernardo
Gabriela Araújo
Especial para o Diário
23/08/2005 | 08:32
Compartilhar notícia


A ginga da capoeira marcou presença na abertura da 38ª edição dos Jogos Escolares de São Bernardo. Embalados pelas cantigas características do esporte, os participantes fizeram inúmeras apresentações (jogos), no único dia de disputas da modalidade, em busca da tão sonhada medalha de ouro.

Campeão da categoria A masculina dos meio-pesados, Murilo Castro Alves, da Escola João Batista Bernardes, é bicampeão nos Escolares e sempre gostou do esporte e principalmente de sua filosofia. "Na capoeira, você até pode derrubar o outro, mas tem de ser na mandinga e não para machucar. Não é para usar a capoeira lá fora, para brigar". Outra competidora e tricampeão dos Jogos Escolares, Dariane Souza, do Colégio Metalúrgico, concorda com Murilo. "A capoeira é um esporte bonito e se você tiver força de vontade não é difícil aprender, mas eu não posso machucar ninguém com ela, no máximo devemos usá-la para nos defender".

Na classificação geral, o Colégio Rio Branco ficou em primeiro lugar em duas categorias, A masculina e C feminina. A escola Mathias Nobre venceu na categoria B masculina e a São Pedro na C masculina. Além da capoeira, natação e damas completaram as primeiras disputas da competição.

A competição na água já rendeu medalhas às escolas. O Colégio Ábaco dominou o pódio e faturou o primeiro lugar em cinco das seis categorias disputadas – A, B e C femininas e B e C masculinas. O Colégio Petrópolis venceu a única categoria não conquistado pelo Abaco, a A masculina.

A solenidade de abertura oficial dos Jogos acontece nesta terça-feira às 9h no Ginásio Cidade de São Bernardo com a presença de atletas campeões dos Jogos Regionais deste ano. Após a cerimônia, continuam os jogos de dama na Associação dos Funcionários Públicos do Município.

Santo André – As competições continuam na 36ª edição dos Jogos Escolares de Santo André. Segunda-feira, foram disputadas as provas de natação. O Colégio Pueri Domus foi o campeão nas categorias B feminina e A masculina. Na categoria A feminina, o Etip sagrou-se campeão. Na B masculina, o Arbos faturou o troféu. A categoria C feminina foi vencida pelo Colégio São José, e a masculina pelo Singular. Durante as provas, nove recordes foram batidos. Tatiane da Silva, da Escola Estadual Sérgio Milliet quebrou seu próprio recorde nos 50m livres categoria C feminina fazendo o tempo de 28s60. Augusto Xavier bateu o recorde de 2002 na B masculina também dos 50m livres com 26s. Nesta terça-feira continuam as disputas de basquete e têm início as partidas de futsal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;