Nacional Titulo
Papa terá equipe médica 24h
05/05/2007 | 07:03
Compartilhar notícia


A Secretaria Estadual da Saúde preparou uma grande operação para garantir a saúde do papa Bento XVI, que visitará São Paulo a partir de quarta-feira.

Para qualquer atendimento ou urgência relacionado à sua saúde, o líder da Igreja Católica terá à disposição, por exemplo, uma ambulância de suporte avançado (tipo UTI móvel) 24h por dia. Além disso, todo o andar da terapia intensiva do Hospital Santa Catarina, que cedeu a ambulância que o acompanhará, será isolado. Uma suíte da UTI cardiológica será reservada para o Sumo Pontífice durante toda a visita.

Sob responsabilidade do Santa Catarina, o veículo aguardará o papa desde sua chegada ao Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Guarulhos, e o acompanhará por todo trajeto até o Mosteiro de São Bento, no Centro da Capital.

Caso haja necessidade de uma remoção aérea, o helicóptero da Polícia Militar, em versão aeromédica, também estará à disposição do papa. O heliponto do Hospital Santa Catarina tem acesso direto à ala onde funciona a terapia intensiva.

Os responsáveis pela saúde de Bento XVI durante toda sua passagem pelo Estado de São Paulo serão José Honório Palma, cirurgião-cardíaco integrante da equipe do Santa Catarina, e o tenente do Corpo de Bombeiros e capitão médico da PM, César Galeti.

O esquema organizado pela secretaria também inclui o atendimento ao público que participará dos eventos em São Paulo e no Interior do Estado. Para a missa no Campo de Marte, quando se espera um público de um milhão de pessoas, dez postos médicos atenderão os fiéis no local. A Prefeitura ainda será a responsável por outros dois postos médicos considerados de grande porte.

Também serão montados 15 postos de resgate que poderão atender com macas as emergências em meio à multidão. No total, 24 ambulâncias serão destinadas ao evento, seis delas do tipo UTI móvel.

Para a missa com a juventude, que será realizada no estádio do Pacaembu, onde são esperadas 35 mil pessoas, o esquema contará com três postos médicos internos, três externos e 12 ambulâncias.

Na cidade de Aparecida, serão cinco postos ambulatoriais à disposição do público, montados pelo Exército. A Aeronáutica será responsável por um hospital de campanha, que poderá realizar cirurgias de urgência.

Palco - A montagem do palco da missa celebrada na frente da Basílica de Aparecida, no dia 13, está na fase final. Na Fazenda Esperança, em Guaratinguetá, também acontecem os últimos preparativos para a visita do papa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;